
A mesa-redonda "Infraestrutura Urbana em Face de Eventos Climáticos Extremos" vai reunir diversos especialistas no 36º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2025, que acontecerá de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo-SP.
A mesa ocorrerá na quarta-feira, 22 de outubro, das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 4, com a participação de Mauricio Knoploch, diretor de Saneamento do Instituto Rio Metrópole (IRM), Raphael Bischof dos Santos, doutor em Planejamento e Gestão Territorial pela Universidade Federal do ABC (UFABC); e Marlon Longo, doutor em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). A coordenação é de Cláudia Cezar Alves, integrante do corpo diretivo da TCRE Engenharia Ltda.
“Esta mesa-redonda tem como objetivo apresentar múltiplas perspectivas sobre a implementação de tecnologias avançadas, como o reúso direto e indireto de efluentes tratados, recuperação de áreas degradadas, soluções baseadas na natureza, bem como a necessidade de integração dessas soluções às políticas públicas", explica Cláudia Cezar Alves.
Para a especialista, a discussão sobre “Saneamento e Inovação” não deve ser isolada, e sim parte de um diálogo contínuo entre diversas áreas, assegurando que as cidades se adaptem de forma resiliente às mudanças climáticas. “Dessa forma, a construção de um setor de saneamento inovador e sustentável é uma responsabilidade coletiva. É necessário promover a colaboração entre especialistas, gestores e comunidade para garantir que as soluções propostas sejam não apenas tecnicamente viáveis, mas também socialmente justas e ambientalmente sustentáveis, em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento Básico, do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas e dos compromissos a serem estabelecidos na COP30", garante Cláudia Cezar Alves.
Sobre o tema central da edição, a coordenadora comenta: “A temática reveste-se de extrema relevância no contexto atual, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas que afetam tanto o Brasil quanto o cenário global. O acesso a serviços de saneamento básico é um direito humano fundamental e sua carência resulta em contaminação de recursos hídricos e degradação ambiental. A fim de enfrentar essa questão de forma eficaz, é imprescindível adotar uma abordagem plural que leve em consideração a interseccionalidade entre diferentes áreas do conhecimento".
Cláudia destaca, ainda, que a integração do saneamento no planejamento urbano deve ser considerada uma prioridade estratégica, reconhecendo-o como um componente essencial para a formação de ambientes resilientes: “Essa integração deve envolver especialistas em urbanismo, engenharia de infraestrutura urbana e políticas públicas, entre outros, a fim de promover uma abordagem interdisciplinar que possibilite a formulação de soluções inovadoras e sustentáveis".
Como parte do Encontro Técnico, será realizada a segunda edição do Encontro das Universidades, nos dias 22 e 23 de outubro, abordando tecnologias de ponta com pesquisa aplicada. Entre os convidados internacionais, estão confirmados os professores Francis L. de los Reyes III (North Carolina State University, EUA); Jackeline Martínez (University of Applied Science of Trier, Alemanha); Rui Cunha Marques (Universidade Lusófona, Portugal) e Lylian Coelho (Suez, França).
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Mesa-redonda 7: “Infraestrutura Urbana Frente a Eventos Climáticos Extremos”
Quando: 22 de outubro (quarta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 4
Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo-SP
Para mais informações, inscrições e credenciamento na feira, basta acessar: www.fenasan.com.br
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





