
A mesa-redonda “Os desafios da gestão de concessão por meio da URAE” abordará a gestão de contratos de concessão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em municípios operados, com suas novas regras e formatações e o compartilhamento destas decisões dentro da Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (URAE). O debate faz parte da programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2025, que acontecerá de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo-SP.
O conselheiro e coordenador de contratos da AESabesp, Paulo Levy, organizador do debate, que ocorrerá no dia 23 (quinta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 2, explica como é feita a gestão do contrato de concessão por meio da URAE: “Atualmente são realizadas reuniões periódicas com os municípios atendidos, a Sabesp, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (acionista da Sabesp) e a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Ali eles manifestam as suas demandas e situações, fazem os seus pleitos para com a Sabesp ou para com o governo. O objetivo desta mesa-redonda é mostrar o papel e o trabalho dessas três figuras que fazem a gestão”.
Para isso, vão participar da discussão: Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (Semil); Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais da Sabesp; e Luiz Antonio de Oliveira Junior, superintendente de fiscalização da Arsesp.
Serão discutidos o acompanhamento das obras do Anexo 2, as metas contratuais até 2029, o monitoramento dos investimentos, o atendimento às demandas específicas dos municípios, as fiscalizações da Arsesp e, de forma geral, toda a gestão contratual das concessões entre os municípios e a Sabesp. “Creio que este debate trará um grande aprendizado sobre a gestão do contrato e isso acaba impactando, gerando melhorias. Uma boa gestão, um bom trabalho da Sabesp, gera melhoria para o meio ambiente, gera universalização e gera melhoria de qualidade de vida também para as pessoas", conclui Paulo Levy.
Como parte do Encontro Técnico, será realizada a segunda edição do Encontro das Universidades, nos dias 22 e 23 de outubro, abordando tecnologias de ponta com pesquisa aplicada. Entre os convidados internacionais, estão confirmados os professores Francis L. de los Reyes III (North Carolina State University, EUA); Jackeline Martínez (University of Applied Science of Trier, Alemanha); Rui Cunha Marques (Universidade Lusófona, Portugal) e Lylian Coelho (Suez, França).
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Mesa-redonda 9: “Os desafios da gestão de concessão por meio da URAE”
Quando: 23 de outubro (quinta-feira), das 11h – 12h30 – Sala Cantareira 2
Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Para mais informações, inscrições e credenciamento gratuito para visitar a Fenasan, basta acessar www.fenasan.com.br
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





