
As mudanças climáticas e as limitações econômicas impuseram um grande desafio: reduzir impactos e gerar lucro de forma eficiente e inteligente. A economia circular é uma solução para reduzir significativamente as emissões de gases e promover o aproveitamento de resíduos. Este é o assunto da mesa-redonda “Economia circular orientada a resultados: perspectivas de negócio e lucro através da inovação com redução de perdas produtivas e aproveitamento máximo de resíduos”, que integra a programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2025.
O engenheiro sanitarista da Sabesp, Hilton Alexandre de Oliveira, coordenador desta mesa-redonda, que ocorrerá no dia 22 (quarta-feira), das 11h às 12h30 - Sala Cantareira 5, ressalta que o tema das mudanças climáticas já está presente no evento: “Na Fenasan de 2024, tive o prazer de trazer para nosso evento uma contundente palestra de abertura sobre os pontos de não retorno climático — marcos em que os limites naturais e tecnológicos de recuperação são ultrapassados, exigindo que humanos e animais se adaptem a uma nova realidade".
O especialista ressalta que fenômenos como o derretimento das calotas polares e a expansão de desertos não são mais previsões distantes: “Já estão batendo à nossa porta. E, diante desse cenário, não podemos simplesmente abdicar das conquistas que a humanidade levou milênios para alcançar. A única saída viável é adaptar nossas tecnologias para garantir que a vida na Terra continue sustentável para nossos filhos e netos", explica.
“O tema desta mesa aborda uma nova fase da economia circular, com foco especial nos resíduos gerados pelo setor de saneamento. Trata-se de uma abordagem que vai além da consciência ambiental: ela busca gerar lucro e tornar-se economicamente viável sem depender exclusivamente de políticas públicas”, frisa o engenheiro.
Participam também do debate a vice-presidente da Attend Ambiental, Sonia Regina Rodrigues; o diretor-geral da Associação Latino Americana de Dessalinização e Reúso de Água, Luiz Fernando Bezerra (LAGUAZ); e a sócio-administradora da Switchon, Cymara Regina Oshiro.
A dificuldade para o setor é grande: “Reconhecemos os desafios dessa proposta — e os custos mais elevados das práticas de reúso e reciclagem em comparação à simples extração de matéria-prima da natureza. No entanto, diante da crescente demanda por soluções eficazes para a destinação de resíduos, abre-se espaço para que boas ideias de aproveitamento sejam compartilhadas e transformadas em iniciativas de negócio. É uma oportunidade de transformar desafios ambientais em valor econômico", conclui Hilton Alexandre de Oliveira.
Como parte do Encontro Técnico, será realizada a segunda edição do Encontro das Universidades, nos dias 22 e 23 de outubro, abordando tecnologias de ponta com pesquisa aplicada. Entre os convidados internacionais, estão confirmados os professores Francis L. de los Reyes III (North Carolina State University, EUA); Jackeline Martínez (University of Applied Science of Trier, Alemanha); Rui Cunha Marques (Universidade Lusófona, Portugal) e Lylian Coelho (Suez, França).
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Mesa-redonda 8: “Economia circular orientada a resultados: perspectivas de negócio e lucro através da inovação com redução de perdas produtivas e aproveitamento máximo de resíduos”
Quando: 22 de outubro (quarta-feira), das 11h – 12h30 – Sala Cantareira 5
Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Mais informações, credenciamento e inscrições: fenasan.com.br
Visitação à feira é gratuita
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





