A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) e o Sesc realizam, de 1º a 3 de outubro, a Semana Internacional da Pessoa Idosa, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) e da Uninassau. O evento será realizado no Sesc Ilhotas, a partir das 8h30, e é aberto ao público em geral.
A data de abertura do evento (1º de outubro), marca também o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, reforçando a importância da reflexão sobre os direitos, o respeito e a valorização desse público. A programação contará com apresentações culturais, exposições, oferta de serviços voltados à saúde, cidadania, assistência jurídica e documentação, além de oficinas, atividades físicas e momentos de lazer.
Segundo a secretária da Cendfol, Simone Pereira, o evento é uma oportunidade de fortalecer políticas públicas e vínculos sociais. “A Semana Internacional da Pessoa Idosa reforça o compromisso do Governo do Estado e da Cendfol com a valorização e o respeito à pessoa idosa. Ao lado do Sesc e dos demais parceiros, estamos construindo um espaço de integração, saúde, cultura, cidadania e lazer que reconhece direitos, fortalece vínculos e incentiva o envelhecimento ativo. Essa é uma forma concreta de mostrar que políticas públicas são para todas as fases da vida”, declarou.
De acordo com a diretora de interlocução institucional da Cendfol, Karina Sampaio, a ação também terá um papel de prevenção. “A Cendfol, em parceria com o Sesc e o grupo de trabalho intersetorial de políticas públicas para pessoas idosas, estará realizando uma ação de cidadania que engloba saúde, assistência jurídica, documentação, cultura e lazer, sempre reforçando a importância da valorização da pessoa idosa. Com isso, buscamos também o distanciamento de problemáticas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, que têm atingido cada vez mais esse público”, destacou.
Já para Conceição Soares, assistente social do Sesc e representante do Grupo de Trabalho Intersetorial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Sasc, o evento tem caráter social, cultural e de fortalecimento de políticas públicas. “A comemoração do Dia Internacional da Pessoa Idosa tem finalidades importantes, como o reconhecimento e a valorização junto à sociedade, o estímulo ao envelhecimento ativo, a garantia de direitos e a reflexão sobre uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, afirmou.
No primeiro dia, a abertura terá acolhimento, apresentações artísticas e exposições. Já no segundo dia, o público poderá ter acesso a diversos serviços de orientação, saúde e cidadania. A programação se encerra no dia 3, com uma festa aberta ao público, cuja entrada será a doação de um brinquedo.
Mín. 12° Máx. 21°