Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
23°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente Meio Ambiente

No Crato, Semace participa de curso sobre manejo sustentável da Caatinga promovido pelo MMA

Com foco no fortalecimento da política ambiental para o semiárido, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, entre os dias ...

29/09/2025 às 23h16
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com foco no fortalecimento da política ambiental para o semiárido, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, entre os dias 23 e 26 de setembro, de uma capacitação no Crato sobre manejo florestal sustentável da Caatinga, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A ação ocorreu no contexto da Resolução nº 507/2024 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece parâmetros para a administração da floresta de acordo com os princípios da sustentabilidade. Representaram a Semace o gerente de Cadastro e Extensão Florestal (Gecef), George Romeiro, o engenheiro agrônomo Felipe Rodrigues e o diretor Florestal da Semace, Adirson Freitas.

Adirson Freitas, destacou o intercâmbio de conhecimento proporcionado pela capacitação. “O curso proporcionou uma valiosa oportunidade para a troca de experiências, o enfrentamento de desafios e o aprimoramento das nossas práticas em gestão do manejo florestal. Foi extremamente enriquecedor”, avaliou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A capacitação integrou o projeto Redeser, coordenado pelo MMA, com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).Segundo o diretor do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Alexandre Pires, o manejo florestal sustentável é estratégico para a conservação do bioma. “Não temos dúvida da importância do manejo da Caatinga como alternativa para evitar a desertificação, garantir a conservação do bioma e promover a resiliência das populações no semiárido”, afirmou.

O curso reuniu mais de 50 representantes dos estados de Alagoas, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais. Participaram técnicos de órgãos estaduais de Meio Ambiente (Oemas) e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Incra e do Banco do Nordeste.

Para o gerente de gestão ambiental do Banco do Nordeste, Mário Fraga, o encontro ampliou a perspectiva sobre os desafios da implementação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável. “Ao reunir técnicos do Ibama e de diversos órgãos ambientais estaduais que atuam no bioma, o curso possibilitou a identificação de gargalos e oportunidades para a expansão dos projetos de manejo florestal sustentável na Caatinga, que poderão contar com financiamentos sob medida”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

Seg 27°C 19°C
Ter 27°C 20°C
Qua 26°C 20°C
Qui 23°C 19°C
Sex 21°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio