

Com foco no fortalecimento da política ambiental para o semiárido, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, entre os dias 23 e 26 de setembro, de uma capacitação no Crato sobre manejo florestal sustentável da Caatinga, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A ação ocorreu no contexto da Resolução nº 507/2024 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece parâmetros para a administração da floresta de acordo com os princípios da sustentabilidade. Representaram a Semace o gerente de Cadastro e Extensão Florestal (Gecef), George Romeiro, o engenheiro agrônomo Felipe Rodrigues e o diretor Florestal da Semace, Adirson Freitas.
Adirson Freitas, destacou o intercâmbio de conhecimento proporcionado pela capacitação. “O curso proporcionou uma valiosa oportunidade para a troca de experiências, o enfrentamento de desafios e o aprimoramento das nossas práticas em gestão do manejo florestal. Foi extremamente enriquecedor”, avaliou.

A capacitação integrou o projeto Redeser, coordenado pelo MMA, com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).Segundo o diretor do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Alexandre Pires, o manejo florestal sustentável é estratégico para a conservação do bioma. “Não temos dúvida da importância do manejo da Caatinga como alternativa para evitar a desertificação, garantir a conservação do bioma e promover a resiliência das populações no semiárido”, afirmou.
O curso reuniu mais de 50 representantes dos estados de Alagoas, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais. Participaram técnicos de órgãos estaduais de Meio Ambiente (Oemas) e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Incra e do Banco do Nordeste.
Para o gerente de gestão ambiental do Banco do Nordeste, Mário Fraga, o encontro ampliou a perspectiva sobre os desafios da implementação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável. “Ao reunir técnicos do Ibama e de diversos órgãos ambientais estaduais que atuam no bioma, o curso possibilitou a identificação de gargalos e oportunidades para a expansão dos projetos de manejo florestal sustentável na Caatinga, que poderão contar com financiamentos sob medida”, explicou.
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





