

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) foi certificado pelo Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG), ferramenta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que avalia órgãos e entidades que operam recursos da União. O reconhecimento atesta o compromisso da instituição com a eficiência, a transparência e a melhoria contínua na administração pública.
Aplicado desde 2021, o IMGG funciona como uma autoavaliação estruturada em critérios objetivos, mas que só tem validade mediante a apresentação de documentos comprobatórios. Ou seja, além de relatar o nível de maturidade em que se encontra, cada órgão precisa evidenciar as práticas declaradas, garantindo credibilidade e rigor ao processo de avaliação.
Estruturado em sete critérios, sendo eles governança, estratégias e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual, processos e valor público, o IMGG permite um diagnóstico detalhado das práticas institucionais e orienta a implementação de ciclos de aperfeiçoamento da gestão.
Na avaliação de 2024, o Igam recebeu a certificação na categoria bronze, com 95 pontos, um avanço significativo em relação ao ciclo anterior. Esse resultado evidencia o compromisso do Instituto com a excelência da gestão, a transparência e a modernização de seus processos internos. Nos dois anos desde a última avaliação, foi realizado um grande esforço institucional para alinhar a atuação da autarquia às melhores práticas estabelecidas pelo Governo Federal, numa sinalização de maturidade crescente.
Entre os destaques que contribuíram para o bom desempenho estão o lançamento do Sistema de Outorga de Uso de Recursos Hídricos, ferramenta digital que otimiza a análise e concessão de direitos de uso da água em Minas Gerais, e a implementação de mecanismos de monitoramento do planejamento estratégico da entidade. Essas ações refletem o investimento do Instituto na transformação digital e na governança de seus processos finalísticos, trazendo mais agilidade e transparência para a sociedade.
Para a chefe de gabinete do Igam, Clara Oyamaguchi, a certificação também reforça o compromisso da instituição com a melhoria contínua. “Um diferencial do IMGG é a elaboração de um plano de melhoria, no qual apontamos quais as ações ainda têm necessidade de serem melhor trabalhadas no Igam para alcançar o nível de excelência solicitado pelo Ministério. Desta forma, estamos sempre avaliando e aprimorando nossos processos, de forma a prestar o melhor serviço para o estado de Minas Gerais”, frisou.
Além de reconhecer práticas já consolidadas, o processo também orienta o planejamento de novas ações. Com a certificação, o Igam fortalece sua atuação na gestão compartilhada e descentralizada dos recursos hídricos, assegurando a oferta adequada de água em qualidade e quantidade, em consonância com as necessidades de municípios, setores produtivos e da população em geral.
Com esse resultado, Minas Gerais reafirma seu protagonismo nacional na busca pela excelência em políticas públicas ambientais e na entrega de valor à sociedade. O desempenho do Igam mostra que, ao aliar inovação, governança e participação social, é possível avançar na construção de uma administração pública cada vez mais eficiente, moderna e transparente.
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





