

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemorou nesta quarta-feira (1º) os seus 172 anos. A solenidade foi realizada no Canal da Música, em Curitiba, e teve como tema central o lema “Cuidando de vidas, fortalecendo a comunidade”. O evento relembrou a história da corporação e foi marcado por homenagens aos policiais que atuam ou que já atuaram na instituição.
Criada em 28 de setembro de 1853 por decreto imperial de Dom Pedro II, a PCPR constrói, desde então, uma trajetória voltada à proteção da sociedade, à busca da justiça e à promoção da cidadania. A instituição é responsável por realizar as investigações criminais e produzir inquéritos que são levados até a Justiça. Além disso, atua no Instituto de Identificação e em atendimento às demandas comunitárias. É formada por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados.
Durante a cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, destacou a importância de cada policial civil para a construção da história da PCPR. “Manifesto o meu mais profundo respeito a todos os policiais que compõem a nossa instituição. Cada investigação concluída, cada operação deflagrada, cada vítima amparada conta a história de um esforço contínuo e silencioso de nossos policiais”, disse.
Desde a sua criação, a PCPR vivenciou transformações profundas. Nos últimos anos, delegacias foram remodeladas e passaram a oferecer atendimento mais humanizado. Além disso, recebeu investimentos do Governo do Estado em tecnologias de ponta, renovação de viaturas e ampliação dos quadros - durante toda a gestão do governador Ratinho Junior, iniciada em 2019, foram incorporados 1.624 novos policiais civis, sendo 1.217 agentes de polícia judiciária, 285 delegados e 122 papiloscopistas.
O reconhecimento da sociedade acompanha esses avanços. Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Atlas em parceria com a Bloomberg, divulgada em agosto deste ano, apontou a Polícia Civil como a instituição de maior confiança do Brasil, à frente de órgãos públicos e privados de todos os setores.
HOMENAGENS– Durante a cerimônia desta quarta-feira foram homenageados 17 policiais civis que se dedicaram às ações cívico-sociais do programa PCPR na Comunidade. Eles representam a dedicação, o esforço e o compromisso da instituição no atendimento humanizado e prestação de serviços ao cidadão.
Além deles, 192 servidores foram condecorados com a medalha de Serviço Policial. A insígnia foi entregue aos policiais que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira, a fim de reconhecer a dedicação, a eficiência e os relevantes serviços prestados em prol da Polícia Civil do Paraná e da Segurança Pública.
Conforme o Decreto 5.545/2020, as medalhas são concedidas aos servidores em solenidade oficial. Para receber a homenagem, é necessário não estar respondendo a sindicância, processo administrativo disciplinar ou processo criminal, além de ter o tempo exigido de efetivo serviço policial correspondente à categoria.
Segurança Polícia Civil prende suspeito do homicídio do próprio sogro em Itapipoca
Amazonas Oficial da Polícia Militar do Amazonas participa de formação internacional em Harvard
Sergipe Primeiras partidas dos Jogos dos Servidores 2025 serão realizadas na segunda-feira, 10
Segurança Pública Novas viaturas, equipamentos e fuzis: Estado reforça segurança nos Campos Gerais e Centro-Sul
Amazonas Em menos de 12 horas, Polícia Civil prende dupla envolvida na execução de homem no bairro Dom Pedro
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião abre Consulta Pública sobre Plano de Contingência Mín. 15° Máx. 31°





