

Em outubro, o Paraná se consolida como um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil. A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) destaca a relevância das celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do País. Milhares de fiéis são aguardados em diversas cidades paranaenses para participar de uma vasta programação que inclui missas, procissões, novenas e eventos culturais. Essas festividades, que se estendem por todo o mês, não apenas fortalecem a fé dos devotos, mas também impulsionam a economia de pequenos e grandes municípios.
O secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, enfatiza que as festividades transcendem o aspecto puramente religioso. “Eventos como as festas em homenagem à padroeira e aos santos padroeiros são mais do que celebração da fé. Eles reforçam o sentimento de pertencimento de todos os paranaenses e turistas a cada território do nosso Estado, criando uma rota de fé que conecta municípios, cultura e economia”, afirma.
O turismo religioso representa o terceiro maior segmento de atrativos no Paraná, com um mapeamento de 494 locais que incluem templos, igrejas, santuários e monumentos de diversas tradições. Além de proporcionar experiências espirituais, esses espaços convidam os visitantes a se aprofundarem na rica história, na cultura e na gastronomia de cada região.
“O segmento religioso é um dos mais importantes do Estado porque ele não envolve apenas o conhecimento das diversas expressões da fé, abrangendo também a cultura, gastronomia, arquitetura, história e muitos outros componentes que sustentam o turismo religioso. A grande oferta de atrativos traz retorno positivo ao setor, criando empregos, gerando renda e dando destaque aos municípios”, ressalta o coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha.
De acordo com a responsável pelo turismo religioso na Setu, Alessandra Xavier, este é um dos segmentos estratégicos do Paraná. “A Semana da Padroeira é uma oportunidade para mostrar a riqueza dos nossos 494 atrativos mapeados e consolidar o Estado como referência nacional em fé, cultura e turismo”, diz.
Ao transformar a devoção em um potente movimento cultural e turístico, o Paraná não apenas celebra a Padroeira do Brasil, mas também reforça sua posição de destaque no cenário nacional, oferecendo fé, hospitalidade e uma rica tradição a todos os seus visitantes.
Destaques das celebrações no Estado:
ITAIPULÂNDIA
A cidade que abriga a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida no Sul do País realiza a 20ª Novena em Honra à Padroeira, de 3 a 12 de outubro. Com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, a programação inclui novenas, missas e a tradicional romaria até a imponente imagem de 26 metros de altura, um dos marcos do turismo religioso paranaense.
CURITIBA
Na Capital, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Cercado, preparou uma ampla programação para o dia 12 de outubro. Às 8h30, haverá procissão saindo da Praça das Tendas, seguida de missa solene, às 10h. Ao meio-dia, será servido almoço comunitário e, às 14h, um show de prêmios. O encerramento ocorre às 19h, com missa de ação de graças. O novenário, entre os dias 3 e 11, terá celebrações diárias às 19h ou às 20h, acompanhadas de confraternização e venda de comidas típicas.
No Alto da Glória, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também terá programação especial, com missas ao longo do dia 12, finalizando com missa solene, às 19h.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Na Região Metropolitana, a Paróquia Senhor Bom Jesus terá atividades nos dias 11 e 12 de outubro, com missa solene, almoço festivo, bingo e venda de comidas típicas.
GUARAPUAVA
O Santuário Nossa Senhora Aparecida promove celebrações de 1º a 12 de outubro, com Terço Mariano, missas, gastronomia típica e atrações culturais, reforçando a tradição da festa na região.
CASCAVEL
A Catedral Nossa Senhora Aparecida organiza uma das maiores festas do Estado, a 73ª Festa da Padroeira, com novenas, missas, praça de alimentação e eventos como a Carreata da Fé, a Corrida e Caminhada da Fé e a Motociata da Fé. A 4ª edição da Corrida da Fé, em particular, deve atrair mais de 2 mil atletas neste ano.
LONDRINA
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida chega à sua 28ª festa, com expectativa de atrair milhares de devotos. A programação inclui novena, carreata, bênção de veículos, Vésperas Solenes com troca do manto da imagem e sete missas no dia da Padroeira.
FRANCISCO BELTRÃO
No Sudoeste, a 44ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida acontece entre 3 e 12 de outubro, com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida”. A expectativa é reunir milhares de fiéis durante os dez dias de celebrações.
ASTORGA E TAPEJARA
Além desses municípios, em Astorga será realizada a 18ª Novena de Nossa Senhora de Aparecida e em Tapejara acontecem as tradicionais Festividades de Nossa Senhora da Aparecida – ambas ocorrem de 03 a 12 de outubro.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





