

A operação de segurança coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) garantiu a realização tranquila das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), neste domingo (3), em 17 municípios paraenses. As ações, desenvolvidas em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foram concluídas sem o registro de ocorrências em todo o território estadual.
Com início ainda na fase de escolta das provas, o trabalho envolveu o monitoramento em tempo real das rotas e dos locais de aplicação, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC), em Belém. Representantes das forças de segurança e da organização do concurso acompanharam todo o processo, assegurando que os malotes chegassem e retornassem dentro do cronograma previsto.
Mais de 450 agentes das forças estaduais e municipais foram mobilizados em todo o Pará para reforçar a segurança dos candidatos. Após o encerramento das provas, as equipes deram início à escolta reversa, garantindo o retorno seguro dos malotes até os pontos de correção.
A coordenadora de Segurança da Segup, tenente-coronel Ilanise Rodrigues, destacou o êxito da operação.
"Tivemos um bom resultado na realização do CPNU no Pará. Não registramos nenhum tipo de problema, seja com a entrega dos malotes, que ocorreu dentro do previsto, ou com a aplicação das provas em si. A segurança pública estadual e municipal atuou de forma integrada na Região Metropolitana de Belém e nos demais municípios”, ressaltou.
Monitoramento em tempo real
O CICC, em Belém, centralizou o acompanhamento de todas as etapas da operação, abrangendo também os municípios da Região Metropolitana. Aproximadamente 400 câmeras foram utilizadas em todo o Estado para monitorar vias, acessos e o entorno dos 76 locais de prova.
As informações foram repassadas em tempo real ao MJSP por meio da plataforma Sinespcard 3.0, ferramenta que permite o monitoramento operacional e o envio de dados diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília.
Cidades participantes e estrutura operacional
O Pará foi o sétimo estado com o maior número de inscritos no CPNU, contabilizando 35.957 candidatos, entre os 761 mil participantes de todo o Brasil. As provas foram aplicadas em 17 municípios: Belém, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Bragança, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Redenção, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Itaituba e Parauapebas.
A operação contou com a participação integrada das polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e unidades vinculadas à Segup, como o Grupamento Aéreo (Graesp) e os Centros Integrados de Operações (CIOp) e Comando e Controle (CICC).
Também integraram o trabalho a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional de Segurança Pública, Guardas Municipais, órgãos de trânsito municipais, a Equatorial Energia, os Correios, a banca organizadora do concurso, além das secretarias municipais de saúde e o Samu.
Acre Educação do Acre define calendário de matrículas da rede estadual para 2026
Sergipe Administração Estadual do Meio Ambiente fiscaliza fábrica de bebidas em Estância
São Paulo Concurso da Polícia Penal de SP oferece 1,1 mil vagas; saiba tudo sobre Mín. 15° Máx. 31°





