

Com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na conscientização sobre o consumo seguro do açaí, através das boas práticas como estratégia de minimizar o risco da transmissao oral da Doença de Chagas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária, da Coordenação Estadual de Doença de Chagas e da Coordenação de Entomologia, participou do projeto “Alimentação Saudável”, desenvolvido em escolas municipais de Belém e encerrado no último sábado (4), na Usina da Paz do Guamá.
A ação teve início com a capacitação de merendeiras da rede municipal, promovida pela Vigilância Sanitária de Belém com o apoio institucional do Ministério Público do Pará (MPPA), que vem ampliando as iniciativas de qualificação para manipuladores de alimentos. Segundo o órgão, mais de 560 profissionais da alimentação escolar participaram de capacitações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, reforçando o compromisso com a segurança alimentar e nutricional nas escolas públicas.
Em continuidade ao projeto, a Sespa realizou palestras educativas nas escolas E. M. Honorato Filgueiras e E.M.E.F. Profª Amália Paugartten, localizadas nos bairros do Jurunas e Guamá. As atividades foram conduzidas por Vera Salgado da coordenação estadual de doenças de Chagas e Dorilea Pantoja, do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária, com foco nas boas práticas de manipulação, higienização correta dos alimentos e na prevenção da contaminação oral da Doença de Chagas, especialmente relacionada ao consumo de açaí.
Durante as apresentações, as equipes ressaltaram o papel das crianças como agentes multiplicadores de boas práticas no ambiente familiar. “Capacitar merendeiras e orientar estudantes é uma forma de multiplicar conhecimento. Quando as crianças aprendem a reconhecer a importância da higiene e da manipulação adequada dos alimentos, tornam-se parte ativa na promoção da saúde”, destacou Dorilea Pantoja, técnica da Vigilância Sanitária Estadual.
Atividades lúdicas e aprendizado interativo
O encerramento do projeto ocorreu na Usina da Paz do Guamá, reunindo crianças, familiares e profissionais de saúde e da educação em uma manhã de atividades educativas e recreativas com a participação de vários órgãos e instituições. A programação da Vigilância Sanitária Estadual incluiu dinâmicas de higienização das mãos com purpurina, degustação de açaí branqueado e a exibição de um vídeo sobre o processamento seguro do açaí, em parceria com a Casa do Açaí de Belém e a SEDAP.
A Coordenação de Entomologia da Sespa, representada por Sonia Maria e Gilberto Barbosa, participaram da ação com uma demonstração interativa sobre a Doença de Chagas, em parceria com a Coordenação Estadual da Doençade Chagas. As crianças puderam observar o barbeiro, inseto transmissor da doença, por meio de microscópios materiais educativos. Segundo Eder Amaral, Coordenador Estadual da Doençs Chagas, esse contato direto facilita o aprendizado e fortalece a prevenção. “Ao entender como o barbeiro se comporta e onde pode estar presente, as crianças assimilam de forma prática a importância da prevenção e da segurança alimentar”, explicou.
Trabalho integrado pela segurança alimentar
O projeto “Alimentação Saudável” integra as ações do Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar (GT Segurança Alimentar), do qual a Sespa faz parte, reunindo instituições estaduais e municipais em torno da promoção da saúde, da nutrição e da vigilância sanitária.
A iniciativa reforça o compromisso da Sespa em atuar de forma educativa e intersetorial, aproximando o tema da segurança alimentar da comunidade escolar. Por meio de atividades lúdicas, informativas e preventivas, o projeto contribui para formar consumidores mais conscientes e fortalecer a cultura da alimentação segura no Pará.
Bahia Saberes tradicionais são tema do Festival Nosso Futuro Brasil-França em debate sobre enfrentamento das crises climáticas
Espírito Santo Governador autoriza obras de construção da Praça Torii, em Ibiraçu
Acre Educação do Acre define calendário de matrículas da rede estadual para 2026 Mín. 15° Máx. 31°





