

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi) e a Fundação Nossa Senhora da Paz, levou, nesta segunda-feira (6), a Carreta da Mamografia à comunidade Vila da Paz, em Teresina. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa e tem como objetivo promover o acesso gratuito a exames de mamografia e ações de prevenção e cuidado integral à saúde da mulher.
Durante o dia, mulheres da região realizaram o exame de mamografia e participaram de atividades de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Também foram ofertados serviços da Defensoria Pública e do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, reforçando a integração entre políticas de saúde, cidadania e direitos das mulheres.
Para o diretor de projetos da Fundação Nossa Senhora da Paz, Rubens Portela Dantas, a ação representa um importante avanço no cuidado com a comunidade. “Essa ação é muito importante para a comunidade porque permite que as pessoas façam o monitoramento da sua saúde, especialmente neste mês da Campanha Outubro Rosa”, destacou.

A líder comunitária Célia Pérola também ressaltou o impacto da iniciativa e a importância da parceria entre Estado e comunidade. “A parceria com a Sempi foi essencial para que a carreta chegasse até as mulheres da Vila da Paz. O Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, buscando aumentar as taxas de cura, reduzir a mortalidade e incentivar hábitos saudáveis. Essa ação mostra o compromisso do Governo do Estado em facilitar o acesso ao exame e promover o autocuidado entre as mulheres”, afirmou.
A Carreta da Mamografia segue nesta terça-feira (7), na Praça das Missões, bairro Vila da Paz. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para realizar o exame, é necessário apresentar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. A faixa etária prioritária é de 40 a 69 anos.
A ação faz parte da agenda do Outubro Rosa da Sempi, que segue com atividades em diferentes territórios do Piauí, levando informação, cuidado e serviços de cidadania às mulheres.

Acre Educação do Acre define calendário de matrículas da rede estadual para 2026
Sergipe Administração Estadual do Meio Ambiente fiscaliza fábrica de bebidas em Estância
São Paulo Concurso da Polícia Penal de SP oferece 1,1 mil vagas; saiba tudo sobre Mín. 15° Máx. 31°





