

Com o objetivo de prevenir maus-tratos contra animais e promover seu bem-estar, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal de Palmas (Sebem), realizou, nessa terça-feira, 7, uma reunião para discutir a possibilidade de futuras parcerias em ações conjuntas. Além disso, a Sebem foi convidada para contribuir, juntamente com o Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais do Tocantins (Comitê Pró-Animais), no texto da medida provisória que trata sobre a Política de Proteção, Defesa e Bem-Estar de animais domésticos no estado do Tocantins.
O secretário da Semarh, Divaldo Rezende, destacou a importância da atuação integrada entre o Governo do Tocantins e os municípios. “Quando o estado e os municípios caminham juntos, os resultados são mais consistentes e têm um alcance maior. A proteção e o bem-estar animal exigem um esforço coletivo, que envolve políticas públicas, conscientização e responsabilidade compartilhada. Essa união fortalece as ações e amplia o alcance das iniciativas em todo o Tocantins”, afirmou.
O Projeto de Lei em questão visa articular e integrar as ações e projetos relacionados ao Bem-Estar de animais, formular políticas públicas e programas que beneficiem a proteção, defesa dos direitos e saúde dos animais domésticos. Além disso, pretende desenvolver parcerias com a sociedade civil, setores públicos e privados, realizar campanhas de educação e cidadania, combater os casos de maus-tratos, diminuir as taxas de abandono e promover a participação social.
Tudo isso deve ser garantido por meio de fiscalização, cadastro de instituições que prestam serviços médicos veterinários, programas, projetos e ações que visam o bem estar animal. A secretária-executiva do Comitê Pró-Animais, Samara Almeida, reiterou a importância dessa medida provisória para garantir que os direitos dos animais sejam respeitados. “Essa iniciativa representa um avanço fundamental para o Tocantins, pois integra esforços do Estado, municípios e sociedade civil, criando mecanismos claros de proteção e cuidado. Com ações coordenadas, conseguiremos prevenir maus-tratos, reduzir abandonos e promover a conscientização da população sobre a responsabilidade com os animais. É um passo importante para consolidar políticas públicas efetivas e duradouras em favor do bem-estar animal”, concluiu.
O Comitê Pró-Animais visa promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das políticas públicas estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, por meio de debates para discussão e tomada de decisões sobre o tema. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicas e privadas, da sociedade civil organizada, assim como de especialistas e técnicos.
A secretaria de proteção e bem-estar animal da Sebem, Gabriela Siqueira, ressaltou sua satisfação em unir forças para fomentar com o estado ações que vão beneficiar a causa animal. “Vamos trabalhar juntos em programas de controle populacional, castrações e combate aos maus-tratos. Nosso objetivo é unir esforços para que as medidas cheguem de fato à população, garantindo que os animais sejam respeitados, protegidos e reconhecidos como sujeitos de direitos, conforme a Constituição”, afirmou.
Piauí Semarh conclui formação de mais 80 novos brigadistas no Território Vale do Sambito
São Sebastião - SP São Sebastião recebe reunião do Gerco com Mesas de Diálogo Ambiental
São Sebastião - SP Prefeitura orienta população sobre como agir ao encontrar animais silvestres
Amazonas Em outubro, Ipaam libera mais de 300 mil metros cúbicos de madeira para produção legal no Amazonas
Meio Ambiente Governo do Estado apresenta soluções integradas para ação climática no Minas Day, no Rio de Janeiro
Meio Ambiente Semace amplia transparência e agilidade no controle de agrotóxicos com novo sistema digital
Cuiabá - MT Prefeitura aciona punições administrativa e criminal por poda ilegal de árvore no CPA II
Meio Ambiente Programa do IMA inicia entrega de coletores de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas na região Oeste
Meio Ambiente Programação do Vem Pro Parque movimenta o fim de semana no Parque Estadual do Cocó Mín. 15° Máx. 31°





