

Entre o mar e a madeira, o real e a miniatura, nasce o trabalho do artesão Ulisses Lima, que transforma matéria-prima em réplicas de embarcações carregadas de histórias. Com maestria e atenção aos mínimos detalhes, suas peças revelam a grandeza da carpintaria naval artesanal — um saber tradicional que une técnica, paciência e amor pela arte. A delicadeza das formas e a precisão dos acabamentos encantam e conduzem o visitante por uma verdadeira viagem ao universo náutico.
De 10 a 24 de outubro, das 8h às 17h, a Casa do Artesão Design Mestre Albertino recebe a exposição Carpintaria Naval Artesanal em Escala Reduzida, uma mostra que reúne réplicas navais e barcos artesanais em miniatura, esculpidos com impressionante realismo e sensibilidade.

Apaixonado pelo ofício, Ulisses Lima explica que cada embarcação nasce de um processo que envolve técnica, memória e emoção. “Cada embarcação dessa tem uma história cultural, uma história social, uma história de mitos. Tudo isso está em torno de cada construção”, comenta.
O artesão conta que, no início, seu objetivo era apenas construir, mas logo percebeu o valor de compartilhar suas criações com o público. “Comecei a expor no Museu do Piauí e agora esta será a minha terceira exposição. A Casa do Artesão me deu essa oportunidade de apresentar o trabalho aqui, num espaço que recebe muitos visitantes”, destaca. Mais do que uma exposição, Ulisses enxerga o momento como uma oportunidade de educação cultural e valorização das tradições.
“Quero aproveitar este momento para convidar o público, especialmente as escolas, para visitar a exposição e entender o que é a carpintaria naval e o que ela representa para quem vive da construção artesanal. As pessoas precisam compreender o esforço e o conhecimento envolvidos até mesmo em fazer uma simples canoa — imagine uma embarcação inteira”, reforça.

A exposição Carpintaria Naval Artesanal em Escala Reduzida pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. A entrada é gratuita. A Casa do Artesão conta com a Sala de Exposição, um espaço dedicado à promoção de pequenos eventos, lançamentos de coleções e exposições que valorizam o artesanato local. Os artesãos interessados em divulgar seus trabalhos podem reservar o ambiente entrando em contato com a administração pelo número (86) 99431-4027.

Serviço:
Exposição Naval Artesanal em Escala Reduzida
Artista: Artesão Ulisses Lima
Local: Casa do Artesão Design Mestre Albertino (Central de Artesanato Mestre Dezinho
Período: 10 a 24 de outubro (Segunda-feira a sexta-feira)
Horário: 8h às 17h.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





