

A Escola Estadual de Dança Lenir Argento celebra, em 2025, seus 40 anos de dedicação à formação artística no Piauí. Fundada em 26 de setembro de 1985, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PI) e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), reafirma seu papel essencial na formação de artistas, educadores e coreógrafos que integram a cena cultural piauiense e nacional.
“A Escola de Dança Lenir Argento é um símbolo da força da cultura piauiense e do compromisso do Governo do Estado com a formação artística. Celebrar 40 anos dessa instituição é reconhecer a importância da arte na transformação de vidas, na educação e no fortalecimento da nossa identidade cultural. A Secult tem orgulho de apoiar uma escola que forma gerações de artistas e que mantém viva a tradição e a inovação da dança no Piauí”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.

Com cerca de 750 estudantes matriculados, a Escola Lenir Argento é reconhecida em todo o país como uma referência no ensino público de dança, pautando sua atuação no compromisso com a arte, a educação e a valorização da diversidade de corpos, expressões e linguagens. Localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, a escola dispõe de uma estrutura moderna e acolhedora, voltada à formação integral de artistas.
Sob a direção de Datan Izaká, a instituição desenvolve uma proposta pedagógica multidisciplinar, articulando técnica, criação e reflexão crítica sobre o fazer artístico. A formação é organizada em quatro eixos; Dança Infância, Pré-Acelera, Acelera e Cursos Livres, abrangendo estudantes de diferentes faixas etárias, desde crianças até pessoas idosas. O currículo contempla múltiplas linguagens, como balé clássico, danças contemporâneas, danças afro-brasileiras, danças urbanas e dança para a melhor idade, promovendo um aprendizado plural e acessível.

“Chegar aos 40 anos é um marco que reflete a trajetória de muitas pessoas dedicadas à arte da dança. A Lenir Argento é um espaço de formação, criação e diversidade, onde diferentes corpos e histórias se encontram. Mais do que ensinar técnica, a escola inspira transformação e pertencimento. Essa celebração é também um agradecimento a todos os alunos, professores e colaboradores que constroem diariamente a história da dança no Piauí”, comentou o diretor Datan Izaká.
Ao longo de suas quatro décadas, a Escola Lenir Argento também tem se destacado pela atuação na formação e qualificação docente em dança, oferecendo cursos e oficinas voltados a professores e coreógrafos, fortalecendo a cadeia produtiva e educacional da dança no estado.

Festejo Dança Lenir – 40 anos de história
Como parte das comemorações de seus 40 anos, a escola realiza, entre os dias 7 e 10 de outubro, o Festejo Dança Lenir, uma intensa programação artística que celebra a trajetória e o futuro da instituição.
Na última terça-feira (8), o Cortejo da Lenir reuniu alunos e alunas da escola em um percurso festivo da Central de Artesanato Mestre Dezinho até o Adro da Igreja São Benedito, com música ao vivo e participação de um mini trio. A noite terminou com o tradicional corte do bolo comemorativo, na Central de Artesanato.

A programação segue até sexta-feira (10), sempre às 17h, com apresentações na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Ainda em outubro, o Festejo da Lenir recebe, no dia 18, às 19h, o espetáculo “Isso é Segredo”, de Ireno Júnior, e no dia 25, “Meu Piauí eu não deixo não”, da Cia Tudo É Dança. Em novembro, novas atividades artísticas darão continuidade às celebrações.
Encerrando o ano letivo, a escola apresentará, em dezembro, o espetáculo “Feira de Mangaio”, no Teatro 4 de Setembro, reunindo o talento e a dedicação dos mais de 700 alunos e alunas. A apresentação simboliza o compromisso contínuo da Escola Estadual de Dança Lenir Argento com a arte, a formação e a valorização da dança no Piauí.

Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





