

A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) realizou, nessa quinta-feira (09), a apresentação do Manual de Redação e Padronização de Documentos e Atos Oficiais do órgão. O evento reuniu procuradores, assessores e servidores da Instituição, consolidando mais um passo importante no aprimoramento da comunicação administrativa e jurídica do órgão.
A programação contou com a palestra do juiz de direito do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Thiago Aleluia, que abordou o tema “Linguagem Simples”, destacando a importância da clareza, objetividade e empatia na comunicação pública. Em seguida, o procurador do estado e corregedor-geral da PGE-PI, Fernando Eulálio, ministrou a exposição “Práticas para Uniformização de Atos e Rotinas Administrativas”, enfatizando a padronização como instrumento de eficiência e segurança institucional.

O procurador-geral do Estado, Pierot Júnior, ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da gestão e da transparência. “O Manual representa um avanço significativo na modernização dos fluxos internos e na consolidação de uma linguagem institucional mais acessível, técnica e alinhada aos princípios da boa administração pública”, disse o procurador-geral.

Coordenador do trabalho de elaboração do Manual, o procurador Fernando Eulálio destacou o caráter colaborativo e estratégico do projeto. “A construção deste material envolveu o diálogo entre diversas áreas da PGE-PI, buscando não apenas uniformizar documentos e atos, mas também fortalecer a identidade institucional da Procuradoria e valorizar a comunicação pública de qualidade”, completou.
O Manual de Redação e Padronização de Documentos e Atos Oficiais tem como objetivo orientar a produção textual e administrativa no âmbito da PGE-PI, garantindo mais coesão, clareza e eficiência na comunicação interna e externa da Instituição.
Confira o Manual de Redação e Padronização de Documentos e Atos Oficiais da PGE-PI
Justiça STF mantém suspensão de lei que regulamenta mototáxi em SP
Justiça Moraes manda RJ preservar vídeos e enviar laudos e fotos de operação
Justiça STF tem 2 votos para rejeitar recurso e manter condenação de Bolsonaro Mín. 16° Máx. 30°





