

Foto: Divulgação/IMA
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) recebeu, na noite de segunda-feira,13, imagens que indicavam a presença de uma mancha de óleo na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Diante da situação, a Diretoria de Controle e Passivos Ambientais do Instituto enviou, na manhã de terça-feira, 14, uma equipe do laboratório ambiental do IMA para o local, a fim de coletar amostras de água e verificar a origem do material.
As amostras foram encaminhadas para análise no laboratório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), parceiro do IMA em ações de monitoramento da qualidade da água e identificação de florações de microalgas no Litoral catarinense.
De acordo com o diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental do IMA, Diego Hemkemeier Silva, a vistoria permitiu descartar a presença de óleo. “Durante a vistoria, os técnicos realizaram inspeção visual e coleta de amostras de água em diferentes pontos da lagoa. Foram observadas alterações na coloração e presença de espuma em determinados trechos, informações que foram confrontadas com os resultados laboratoriais”, explica o diretor.
Os resultados confirmaram que as manchas observadas se tratavam de espuma biogênica, formada durante e após uma floração de microalgas. A floração é um, fenômeno natural que pode ocorrer em decorrência de fatores como altas temperaturas, luminosidade intensa e presença de nutrientes na água. Esse tipo de evento tende a se dissipar naturalmente com a mudança das condições ambientais, como a diminuição da temperatura, das chuvas, presença de ondulação e da intensidade solar.
O IMA reforça que as análises laboratoriais continuam sendo realizadas de forma integrada com o IFSC, para avaliar a composição das espécies presentes e eventuais riscos à fauna e à saúde humana. “Esse tipo de ocorrência requer atenção, mas é importante destacar que nem toda floração está associada à presença de toxinas. O monitoramento contínuo permite identificar eventuais riscos e orientar ações preventivas”, complementa Dr. Carlos Eduardo Tibiriçá, Oceanógrafo do IMA.
As chamadas florações de microalgas são eventos de crescimento acelerado desses microrganismos, que podem alterar a coloração e as características químicas da água. O IMA recomenda que a população evite o contato direto com a água em áreas onde forem observadas manchas, alteração de cor ou presença de espuma na superfície.
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





