

A união entre Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Senac Hub Academy resultou na criação do game “ Economia Quativa ”, uma experiência interativa que leva o público a conhecer, de forma lúdica e digital, a diversidade cultural, turística e criativa de Mato Grosso do Sul. O jogo já está disponível no site oficial da Setesc, na aba MS+Criativo .
Desenvolvido por alunos do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do Senac Hub Academy, o projeto nasceu a partir de uma proposta da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc, com o objetivo de aproximar jovens talentos da área tecnológica das manifestações culturais e econômicas que fortalecem a identidade sul-mato-grossense.
Uma viagem digital pela cultura de MS
No game, o jogador embarca em uma jornada inspirada no Trem do Pantanal, conduzido por um simpático quati, personagem que simboliza a fauna e o espírito acolhedor do estado. Ao longo do trajeto, o usuário visita cidades e cenários emblemáticos de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, e descobre expressões artísticas, festas populares e pontos turísticos.
A proposta é mostrar, de forma interativa e educativa, como a economia criativa se manifesta no cotidiano das pessoas, integrando cultura, turismo, arte, gastronomia e inovação.
“O game Economia Quativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada da cultura. Quando aproximamos os talentos criativos de nossas instituições de ensino das políticas públicas da Setesc, geramos resultados que inspiram e educam. Este jogo é uma vitrine do que Mato Grosso do Sul tem de melhor”, destaca Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.



Para a superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, mais do que um produto digital, o game nasceu de uma visão sobre como a cultura pode ser vivenciada de novas formas.
“Propomos ao Senac a ideia de criar um game capaz de transmitir as riquezas e singularidades do nosso estado, destacando, de forma envolvente, a economia criativa de Mato Grosso do Sul. O projeto segue a tendência de inovação através da gamificação, e os alunos desenvolveram narrativas, personagens e cenários inspirados em nossas tradições e manifestações culturais. Parcerias como essa são fundamentais para valorizar e divulgar nossa cultura por meio da tecnologia”, enfatiza a superintendente.
Aprendizado, tecnologia e valorização cultural
Durante o processo de criação, os estudantes vivenciaram todas as etapas do desenvolvimento de um jogo: concepção de roteiro, criação de personagens, design de cenários, programação e testes. O trabalho também envolveu pesquisas de campo, garantindo autenticidade às referências regionais e fortalecendo o olhar dos alunos sobre a importância da cultura local.

O game já pode ser acessado de forma gratuita no portal institucional da Setesc, na seção MS+Criativo. A página apresenta informações sobre o projeto e o link direto para jogar online.
Serviço
O lançamento oficial do “Economia Quativa” acontecerá durante o seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”, no dia 5 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Fotos: divulgação
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





