
A II Feira da Agricultura Familiar, dos Povos Tradicionais e da Economia Solidária contará com a presença da Quitanda da Agricultura Familiar, projeto da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) que promove e comercializa produtos de associações rurais, cooperativas e produtores da agricultura familiar. O evento será realizado de 23 a 25 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O diretor de Parcerias da SAF, Tiago Patrício, destacou os principais produtos que estarão à venda durante a feira. “Teremos produtos que já são tradicionais nas feiras, como hortaliças, cajuína, doces, geleias, chás prontos, biscoitos de macaxeira e de polvilho”, afirmou.
Segundo o diretor, nesta edição serão 30 espaços dedicados à Quitanda, contemplando comunidades e empreendimentos rurais de Nazária, Palmeirais, José de Freitas, União, Altos, Cabeceiras e Demerval Lobão, que já participam das Quitandas de Teresina.

A agricultora Maria de Jesus, da horta comunitária da Ave Verde, na zona rural de Teresina, será uma das expositoras da feira. Ela conta que cultiva uma grande variedade de produtos e destaca a importância da agricultura familiar.
“Produzo coentro, cebolinha, alface, macaxeira, abóbora, melancia, milho verde, tomate cereja e vários outros produtos. Tudo isso é vendido para a merenda escolar do município, nas feiras e diretamente na horta. A agricultura familiar garante alimento saudável, sem agrotóxicos, e isso faz toda diferença na vida das pessoas”, destacou.
Para Tiago Patrício, a participação das comunidades na feira fortalece a comercialização e contribui para a expansão das franquias da Quitanda.
“Esse é um grande encontro do ano. Quem participa da Quitanda melhora sua forma de vender, de comercializar e de se relacionar com o cliente. Será um intercâmbio importante com produtores do interior, até porque a Quitanda pretende expandir para outras regiões. Já temos quatro franquias e queremos encerrar o ano com pelo menos mais dez. Esse contato ajuda os produtores a se organizarem e levarem o modelo da Quitanda para seus municípios”, explicou.

II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária
O evento será realizado de 23 a 25 de outubro no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina, com o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável” . O evento incluirá debates, oficinas e palestras sobre mudanças climáticas e resiliência dos agricultores, além de contar com cerca de 200 agricultores familiares de todos os territórios do Piauí. A programação da feira também contará com atrações artísticas e culturais.
A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é uma promoção do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), sendo realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
A Feira conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





