

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente (Cesar) promoveu um evento voltado à conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis. A ação contou com a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com a oferta de serviços de vacinação, e da equipe multiprofissional da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável por avaliações nutricionais, orientações e distribuição de materiais educativos sobre alimentação e saúde bucal.
Durante a programação, foram abordados temas como a leitura de rótulos e a classificação dos alimentos em naturais, processados e ultraprocessados — estes últimos frequentemente associados ao aumento da obesidade e ao risco de doenças crônicas.

Para a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Cassandra Muniz, a iniciativa é uma oportunidade de reflexão sobre a alimentação cotidiana. “A alimentação é fundamental para a saúde individual e coletiva. Nosso objetivo é informar e estimular mudanças de hábitos que contribuam para a prevenção de doenças e para uma melhor qualidade de vida”, destacou.

O evento reforça o compromisso da Secretaria de Saúde em promover a educação alimentar e nutricional como instrumento de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Mato Grosso do Sul Métodos contraceptivos: saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
Mato Grosso do Sul MS se antecipa, alinha estratégias com municípios e reforça controle do Aedes aegypti para 2026
Saúde Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas
São Sebastião - SP PATA Móvel encerra primeira parada de 2026 com alerta para absenteísmo em castrações
Amazonas Castramóvel da Sepet-AM realiza primeiro agendamento presencial de 2026 no bairro Cidade Nova
Saúde CEPON é destaque internacional em pesquisa clínica oncológica e amplia acesso a tratamentos inovadores pelo SUS Mín. 16° Máx. 24°





