

Estudo feito pela Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos (SAMPECE) da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) aponta que o período de estiagem, no Piauí, deve durar até o mês de novembro.
De acordo com o climatologista Pedro Aderaldo, que faz o acompanhamento do cenário climático do estado, as chuvas mais fortes e regulares só devem chegar mesmo em janeiro, quando o verão já estiver instalado. “Até lá, o que se espera são pancadas isoladas, especialmente no sul do estado, que vão se espalhando gradualmente, com o passar dos meses, para o centro e depois para o norte”.
Aderaldo explica que em outubro, o total de chuva não deve ultrapassar os 130 milímetros nas áreas mais úmidas do sul. Em novembro, esse volume pode chegar a 160 milímetros, ainda insuficiente para mudar o quadro de seca, mas o bastante para aliviar o calor. “É pouco, ameniza as temperaturas, mas não resolve a estiagem”, explica.

A partir de dezembro, o avanço das instabilidades que provocam chuvas devem trazer volumes maiores: 200 a 230 milímetros no sul e até 160 milímetros no norte e centro do Piauí. Só em janeiro, já com a mudança de estação, as chuvas se espalham por todo o estado, com médias que podem alcançar 260 milímetros.
Até lá, o clima deve continuar quente. As temperaturas médias ficam entre 22,5°C e 32,5°C, diminuindo aos poucos conforme o ar fica mais úmido. Um alívio que chega devagar, mas que começa a desenhar a transição para o período chuvoso.

Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





