

Entre os dias 20 e 23 de outubro, a Epagri realiza o Seminário Estadual de Inovação e Sustentabilidade na Pesquisa Agropecuária: Desafios e Oportunidades, em Florianópolis, em comemoração aos 50 anos de pesquisa agropecuária da empresa. O objetivo do evento é discutir os rumos da pesquisa para o futuro, em alinhamento às demandas dos produtores catarinenses para a competitividade do agronegócio.
O seminário é direcionado aos pesquisadores da Epagri. De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da empresa, Reney Dorow, o grupo vai discutir caminhos para tornar a ciência cada vez mais útil, resolutiva e presente no dia a dia dos produtores catarinenses. “Ao final do seminário, vamos consolidar um documento estratégico que servirá de guia para que a Epagri se reinvente e promova ciência, tecnologia e inovação para atender, cada vez melhor, as necessidades do setor agropecuário”, diz ele.
O seminário encerra as ações realizadas durante o ano dentro da campanha “Pesquisa que impulsiona a vida”. Dirceu Leite, presidente da Epagri, reforça: “celebrar os 50 anos de pesquisa é reconhecer o trabalho dedicado de nossos pesquisadores, que transformam conhecimento em alimento, renda e vida. Este seminário é uma oportunidade única de refletir sobre o futuro da pesquisa agropecuária e consolidar parcerias que impulsionam o desenvolvimento rural em Santa Catarina.”
O evento começa na tarde de segunda-feira, 20, com a palestra magna Agro Brasileiro no Mundo, proferida pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, engenheiro-agrônomo, professor emérito da FGV e embaixador especial da ONU para a Agricultura e Alimentação. Ele vai abordar o papel do agronegócio brasileiro no cenário global e as perspectivas de inovação e sustentabilidade para o setor.
A programação do seminário terá palestras dentro de seis grandes temas: inovação aberta, agricultura digital, bioinsumos, mudanças climáticas, sustentabilidade e tecnologias ômicas. Os palestrantes são de instituições de pesquisa de diferentes regiões do País.
Durante o evento, também serão assinados importantes documentos para a pesquisa, incluindo o decreto que regulamenta as relações entre instituições científicas e fundações de apoio, e o protocolo de intenções entre Epagri e Embrapa para cooperação em áreas como bioinsumos, energias renováveis, agricultura de precisão e enfrentamento de mudanças climáticas.
O seminário é promovido pela Epagri e pela Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro), com apoio do CREA/SC, BRDE, Confea, Mútua/SC, Sicoob, Ocesc, Fecoagro, Faesc e Fapesc. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento .

Serviço:
O quê: Seminário Estadual de Inovação e Sustentabilidade na Pesquisa Agropecuária: Desafios e Oportunidades
Quando: 20 a 23 de outubro
Local: Sesc Cacupé – Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670, Cacupé, Florianópolis
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri, fones (48) 3665-5407/99161-6596
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





