No sábado, 18 de outubro, foi realizado o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Marabá. Desde cedo, pais, mães e responsáveis levaram crianças e adolescentes às Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural para atualizar as cadernetas de vacinação. Durante o dia D todas as UBSs funcionaram de 8h às 17h. A campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve início no dia 6 e segue até o dia 31 de outubro.
Durante o Dia D, foram disponibilizadas vacinas essenciais do calendário básico, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), hepatite, HPV, poliomielite, dengue e outras. A meta é alcançar 95% do público-alvo com a cobertura vacinal atualizada.
De acordo com Claudenise Santos, coordenadora municipal de Imunização da SMS, a mobilização segue as orientações do Ministério da Saúde e busca facilitar o acesso à vacinação.
“A gente segue junto com o Ministério da Saúde em todo o Brasil. Em Marabá, o Dia D aconteceu em todas as UBS, tanto na zona urbana quanto na rural, atendendo crianças e adolescentes. Também estamos fazendo o resgate do HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não tiveram a oportunidade de se vacinar”, explicou.
Ela reforçou que o dia D ocorreno sábado justamente para atender as famílias que não conseguem comparecer durante a semana, mas que a campanha segue até o fim do mês . “É importante levar a caderneta para que as equipes verifiquem e mantenham tudo atualizado. Aproveitem essa oportunidade e evitem doenças que são preveníveis”, destacou Claudenise.
Na UBS Enfermeira Zezinha, a gerente Lohana Beatriz destacou a boa participação das famílias durante o sábado. “Muitos pais trabalham durante a semana e não conseguem vacinar os filhos. Por isso, o Dia D foi importante para ampliar esse alcance. Todas as unidades continuarão com a campanha até o dia 31 de outubro. Vacinar é salvar vidas, e esperamos que todos compareçam”, reforçou.
Quem participou da ação elogiou a iniciativa. Sulair Nunes, mãe de Ada, de 4 anos, aproveitou o Dia D para colocar em dia a caderneta da filha. “É importante manter a carteirinha atualizada para prevenir doenças como varíola, febre amarela, hepatite e tétano. A ação no sábado é melhor ainda, porque eu trabalho a semana inteira e não tenho tempo. Assim ficou mais fácil para vir vacinar”, contou.
A aposentada Maria Marques de Souza, 70 anos, avó do pequeno Pedro Henrique, também aprovou a mobilização. “Sempre trago meus filhos, netos e bisnetos para vacinar. É muito importante. Essa ideia de fazer no fim de semana ajuda bastante quem tem a rotina corrida”, comentou.
Entre as crianças vacinadas, a pequena Sofia Lima, 10 anos, tomou a vacina contra a dengue e relatou sua experiência com bom humor. “Antes eu ficava aterrorizada porque achava que ia doer, mas depois percebi que é melhor do que morrer por causa de um mosquito”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as vacinas seguem disponíveis em todas as UBS de Marabá, nas zonas urbana e rural. Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e documento de identificação da criança ou adolescente.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes
The post Saúde: Dia D da Campanha de Multivacinação reforça proteção de crianças e adolescentes em todas UBS da zona urbana e rural appeared first on Prefeitura de Marabá .
Mín. 12° Máx. 21°