

O Piauí avança em uma das mais importantes políticas de gestão territorial: a construção do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Cerrado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), entra agora em uma fase mais democrática, com a realização de audiências públicas regionais que permitem à população participar das decisões sobre o uso e a ocupação do solo em 55 municípios do Cerrado piauiense.
O ZEE é um instrumento técnico e político que orienta o desenvolvimento econômico com base nas características naturais e sociais de cada região, conciliando progresso e preservação. Ele define, por exemplo, áreas prioritárias para conservação, zonas agrícolas e locais adequados à expansão urbana, reduzindo conflitos de uso da terra e impactos ambientais.

Segundo o secretário da Semarh, Feliphe Araújo, o processo simboliza um pacto entre governo e sociedade, “O ZEE é um compromisso de governo e de futuro. Ele ajuda o Piauí a crescer com responsabilidade, garantindo que o desenvolvimento respeite as pessoas e o meio ambiente”, pontuou.
As audiências públicas — previstas para os principais polos do Cerrado — encerram um ciclo iniciado em julho, com diagnósticos e consultas técnicas. Agora, agricultores, estudantes, gestores e comunidades são convidados a contribuir com ideias e experiências. “Quando a população participa, o ZEE deixa de ser apenas um plano técnico e se transforma em um pacto coletivo pelo futuro do território”, reforça o secretário.
Com 106 mil km² de extensão, abrangendo regiões como Chapada das Mangabeiras, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba, o Cerrado piauiense ganhará um instrumento estratégico para planejar seu crescimento de forma sustentável.
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





