

Possibilidades de experiências únicas, cultura diversa e hospitalidade sustentam a internacionalização do destino Minas Gerais que alcança níveis recordes neste ano. Levantamento do Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) , a partir de dados da plataforma Amadeus-ForwardKeys, mostra que 2025 é o melhor ano internacional da série histórica 2018–2025 do estado.
As reservas internacionais emitidas para o período de outubro a dezembro de 2025 registram alta de 74%, consolidando Minas Gerais como um dos maiores centros de expansão turística das Américas no recorte de cultura, natureza e bem-estar.
| ||||
"Minas lidera o país em gastronomia, patrimônio histórico e acolhimento, esses são pilares da nossa mineiridade. Esse reconhecimento, somado ao título internacional do Queijo Minas Artesanal (QMA), nos projeta com vigor nos mercados estrangeiros", pontua a secretária da Secult-MG, Bárbara Botega. | ||||
| ||||
Principais destaques
Por que agora?
O desempenho internacional inédito de Minas Gerais em 2025 é resultado de um conjunto de fatores estruturais e estratégicos. A força dos produtos turísticos e da identidade cultural mineira tem papel central nesse avanço. O reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido ao Queijo Minas Artesanal (QMA), além do vasto patrimônio histórico e da tradicional hospitalidade mineira, consolidam a autenticidade do destino e ampliam sua atratividade global.
Ao mesmo tempo, políticas de promoção e qualificação vêm fortalecendo a presença de Minas nos mercados internacionais. A participação em feiras especializadas, a realização de press trips, a integração de rotas turísticas nos eixos de cultura, natureza e bem-estar, e o trabalho contínuo de inteligência de mercado conduzido pelo Observatório do Turismo garantem uma atuação cada vez mais estratégica e orientada por dados.
Outro fator decisivo é a diversificação geográfica dos mercados emissores. Além do tradicional eixo Estados Unidos–Portugal, observa-se uma expansão significativa na Europa continental, com destaque para Itália, Holanda, Bélgica e Suíça, o que reduz a dependência de poucos mercados e amplia as oportunidades de crescimento sustentável no médio e longo prazo.
Redução de dependência de São Paulo
Além do destaque na série histórica internacional, Minas Gerais vive uma mudança estrutural, com turismo mais distribuído e conectado à cultura e à mineiridade. Relatório do Observatório do Turismo da Secult-MG, a partir de dados da plataforma Amadeus-ForwardKeys, revela uma mudança significativa no perfil de origem dos turistas que chegam a Minas Gerais.
Historicamente, São Paulo representava mais de 40% do total de visitantes do estado. Em 2025, embora continue como principal emissor, sua participação caiu para 26%, demonstrando forte diversificação geográfica e amadurecimento do mercado turístico mineiro.
Enquanto São Paulo reduziu sua representatividade, outros estados ampliaram fortemente seus fluxos, com destaque para Alagoas, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. O caso de Alagoas é simbólico: o estado saltou de 13 mil turistas em 2018 para 82 mil em 2025, o que representa um um crescimento superior a 530% e é reflexo direto da promoção de Minas Gerais em novos mercados emissores e da ampliação das conexões aéreas.
O crescimento de mercados como Alagoas (acima de 530%), Pernambuco (282%), Santa Catarina (258%) e Bahia (58%) indica que o turismo mineiro entrou em um novo ciclo de expansão. Com 35,1% de aumento nas chegadas domésticas e 74% nas internacionais, Minas Gerais consolida-se como um dos maiores polos turísticos do Brasil e das Américas, ancorado em três pilares: cultura, natureza e bem-estar.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





