
![Iniciativa agiliza acesso a atrações como o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul [foto de agosto/25] -Foto: Igor Almeida/Ascom Sema](https://str1.lnmimg.net/img/2025/10/21/3bb1c7ad8f70b9a4858766f16d52f25b.webp)
A partir de sábado (25/10), o ingresso para entrada no Jardim Botânico de Porto Alegre, no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul e no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão,poderá ser pago por meio do sistema Pix. A nova modalidade visa oferecer mais agilidade, praticidade e segurança aos visitantes.
A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), gestora dos parques, e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A ação integra o conjunto de ações voltadas à modernização dos serviços públicos e à melhoria da experiência do cidadão.
A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, destaca que a adoção do pagamento digital reflete o compromisso do Estado com a inovação. “A ampliação dos meios de pagamento é mais um passo na modernização dos nossos serviços e no fortalecimento da relação entre cidadão e meio ambiente. Queremos que a experiência do visitante seja prática, segura e agradável, desde a chegada até o momento da saída”, afirma.
Nos próximos meses, o governo também implementará a bilhetagem eletrônica, que permitirá o uso de cartões de débito e crédito, ampliando as opções disponíveis para o público. O fornecimento dos equipamentos será liderado pela SPGG. Todos os valores arrecadados são destinados ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema).
"A adoção do Pix nos parques estaduais é resultado de um esforço conjunto para tornar o acesso mais acessível a todos. A SPGG tem atuado de forma estratégica na integração tecnológica e na superação dos desafios de conectividade, garantindo soluções que beneficiem a população", ressalta a secretária da pasta, Danielle Calazans.
Além do Jardim Botânico, do zoológico e de Itapuã, a Sema administra outras 24 Unidades de Conservação (UCs) espalhadas pelo Estado. Anteriormente, foram anunciadas melhorias nas UCs e definido o investimento de R$ 5 milhões na infraestrutura do Jardim Botânico.
Nesta segunda-feira (20/10), entra em operação o pagamento via Pix para solicitações de licenciamento na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Até então, o pagamento era realizado exclusivamente por boleto bancário.
Texto: Tamires Tuliszewski/Ascom Sema
Edição: Felipe Borges/Secom
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





