

Para além da técnica, duas decisões operacionais têm influenciado a rotina de profissionais que atuam com perícia judicial: foco geográfico — priorizar um tribunal ou estado no início — e comunicação objetiva com as varas. Concentrar cadastros, ajustar a apresentação profissional e manter petições enxutas — sobretudo nos pedidos de honorários — tem reduzido o tempo entre cadastro e primeira oportunidade e, em muitos casos, feito, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as nomeações chegarem em lote.
Outro fator que vem mudando o cenário é a fundamentação na majoração. Quando o escopo real do trabalho incluindo horas, diligências e complexidade é descrito de forma técnica, os juízes tendem a reajustar valores para patamares compatíveis, fortalecendo a confiança no perito e dando previsibilidade à agenda.
O perito Gibran Felipe Lorenceti relatou que, após ativar seu cadastro no Tribunal do Ceará, recebeu as primeiras nomeações em 36 horas — três de uma vez, três horas depois, novas movimentações no sistema. Desde então, o fluxo de nomeações seguiu constante.
No campo financeiro, Gibran citou, durante a entrevista, uma majoração para R$ 3.200 em sua primeira nomeação em justiça paga. Em outro caso (AJG), descreveu majoração para R$ 1.275,00, após demonstrar a complexidade e o tempo necessários. Ele também comentou suas escolhas estratégicas: manter o foco inicial em um único tribunal e organizar o fluxo de trabalho para atender eventuais "lotes" de nomeações sem comprometer prazos. Em paralelo, relatou ter recusado uma assistência técnica de grande porte por questão de agenda, sinal de que a demanda existe, mas precisa ser compatível com a capacidade de entrega.
Do ponto de vista pedagógico, o professor Gleibe Pretti, da Jus Expert, ressalta: "Quando o perito descreve com precisão o escopo real número de documentos, necessidade de diligência, horas de análise e respostas a quesitos , o arbitramento fica mais justo e o processo anda sem fricção."
Já o CEO Rodrigo Hasson destaca o aspecto operacional: "Padronizar o modelo de laudo e controlar prazos em planilha simples são duas decisões que aumentam a cadência sem perda de qualidade."
Entrevista completa disponível em: https://youtube.com/live/SrgrLESC6Ns
Negócios Exxpo leva expertise brasileira ao setor imobiliário dos EUA
Negócios Consórcio exige planejamento e atenção às promessas
Goiás Atenção contribuinte! Prazo para quitar IPVA 2025 e licenciamento anual termina nesta sexta-feira
Negócios Agronegócio impulsiona alta no consórcio agrícola
Negócios Mercado náutico ganha nova opção de bateria da Moura
Economia Santa Catarina oferece mais de 8,7 mil vagas de emprego pelo Sine
Negócios GDSUN anuncia energização de cinco novas usinas
Negócios Evento gratuito traz 9 universidades australianas ao Brasil Economia América Latina surge como o mercado de criptomoedas que mais cresce no mundo em 2025: Coinchange América Latina surge como o mercado de criptomoedas que mais cresce no mundo em 2025, Coinchange Relatório de Regulamentação de Criptomoedas da Amé... Mín. 16° Máx. 28°





