

A arquitetura de alto padrão no Brasil está passando por uma reconfiguração marcada por sustentabilidade, integração com a natureza, tecnologia e personalização. Segundo Felipe Bulhões, CEO do escritório Suna Arquitetura, essas tendências refletem uma nova forma de viver e projetar, em que o conforto, a eficiência e a estética caminham juntos. Materiais naturais, sistemas inteligentes e soluções que conectam ambientes internos e externos estão entre os principais elementos adotados em projetos residenciais e comerciais de luxo.
Bulhões observa que “a arquitetura de alto padrão deixou de ser apenas uma questão estética. Hoje, ela envolve tecnologia, sustentabilidade e uma profunda compreensão do estilo de vida dos moradores.” Cores terrosas, texturas orgânicas e o conceito de biofilia*, promovendo bem-estar por meio da conexão com o ambiente natural, além da preferência por madeira certificada, pedras naturais e tecidos orgânicos reforça o compromisso com práticas sustentáveis, enquanto sistemas inteligentes de iluminação, climatização e segurança tornam os espaços mais funcionais e eficientes, diz o CEO.
A valorização do artesanato brasileiro e do maximalismo também tem ganhado espaço nos projetos contemporâneos. Bulhões destaca que “cada projeto é uma oportunidade de contar uma história. Incorporar elementos culturais e naturais é uma forma de criar ambientes com alma.” Essa abordagem permite alta personalização, com destaque para peças únicas, cores vibrantes e texturas marcantes, alinhadas à identidade dos moradores.
Outro aspecto é a eficiência energética. Para Bulhões, “empreendimentos de alto padrão têm adotado sistemas de captação de água da chuva, painéis solares e isolamento térmico, contribuindo para a redução de custos operacionais e do impacto ambiental.” O CEO diz ainda que o design acústico também tem sido incorporado, especialmente em áreas urbanas, visando conforto e privacidade.
O crescimento do setor imobiliário de luxo tem ampliado a demanda por imóveis que ofereçam alto desempenho e exclusividade. Escritórios especializados têm expandido sua atuação em cidades como Brasília, São Paulo, Florianópolis e Balneário Camboriú, atendendo clientes que buscam soluções técnicas e funcionais alinhadas às tendências contemporâneas.
“A arquitetura de alto padrão hoje exige uma abordagem multidisciplinar, que considere aspectos culturais, ambientais e tecnológicos. Nosso compromisso é entregar projetos que se mantenham relevantes por décadas, com qualidade técnica e estética que resistem ao tempo”, conclui Felipe Bulhões.
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





