

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, que será realizada de 23 a 25 de outubro no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O estande da Seduc, que destaca a alimentação escolar e o fortalecimento da agricultura familiar, evidencia como as políticas públicas do Governo do Estado têm transformado vidas no campo e nas escolas.
No espaço, visitantes e produtores saberão como participar da Chamada Pública da Agricultura Familiar, que será lançada em novembro. O edital vai credenciar produtores rurais, associações e cooperativas interessados em fornecer alimentos para a alimentação escolar da rede estadual.

Além disso, o estande reunirá ações integradas que reforçam o compromisso da Secretaria com a inclusão e o desenvolvimento humano, como a busca ativa do programa Alfabetiza Piauí, que está mobilizando equipes para matricular jovens e adultos que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever na idade certa, e a apresentação do aplicativo desenvolvido por estudantes do Ceti Lucas Meireles, localizado em um assentamento rural de Teresina.
O projeto, premiado no Seduckathon 2025, tem foco na valorização da agricultura familiar e na conexão entre produtores e escolas.

Em 2025, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 25 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar para abastecer as escolas estaduais. São frutas, verduras, legumes, grãos, carnes, leite e produtos regionais que garantem uma alimentação saudável, variada e nutritiva para os estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecem a economia rural e promovem o desenvolvimento sustentável.
Essas ações fazem parte de uma política mais ampla que integra o campo à educação, por meio da educação do campo, uma iniciativa que leva ensino e oportunidades às comunidades rurais, assentamentos e territórios quilombolas. Atualmente, o Piauí conta com 52 Escolas do Campo, distribuídas em 38 municípios e mais de 100 anexos, atendendo mais de 11.500 estudantes com oferta de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e cursos técnicos em áreas como Agropecuária, Meio Ambiente, Administração, Zootecnia, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a presença da Seduc na feira representa o compromisso do Governo do Piauí com uma educação inclusiva e conectada à realidade dos territórios.
“A educação do campo é uma política que leva conhecimento, dignidade e oportunidades para as comunidades rurais. Quando a gente investe na agricultura familiar e garante alimentação saudável nas escolas, estamos fortalecendo o Tempo Integral e cuidando de cada estudante. Essa é a educação que transforma o presente, que chega a todos e todas, do campo à capital. O Piauí mostra ao Brasil que é possível ensinar com qualidade, valorizar o trabalho no campo e promover o desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo”, afirmou o secretário.

Para ele, o avanço da agricultura familiar dentro da política educacional também simboliza o novo tempo vivido pelo estado. “A alimentação escolar é mais que uma refeição. É parte da formação integral dos nossos jovens e uma ferramenta poderosa de inclusão social. Além de garantir comida saudável nas escolas, ela movimenta a economia das comunidades rurais, fortalece famílias e contribui para que o Brasil siga fora do Mapa da Fome. Isso é educação que transforma vidas e gera orgulho para o nosso povo”, finalizou.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





