

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (24), a recepção dos novos policiais militares que irão compor o quadro do Programa Vida no Trânsito (PVT). A ação, realizada em Teresina, marca o fortalecimento das estratégias de prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito em todo o estado. O PVT é uma iniciativa intersetorial que envolve órgãos de segurança, saúde e trânsito, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro para a população piauiense.
Durante o encontro, os novos integrantes receberam orientações sobre as diretrizes do programa e a importância da integração entre as instituições parceiras. O reforço da Polícia Militar visa ampliar o alcance das ações educativas e de fiscalização, especialmente nos municípios com maiores índices de sinistros e óbitos no trânsito.

De acordo com Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, o trabalho conjunto é essencial para reduzir os números de mortes nas vias estaduais. “O Programa Vida no Trânsito é algo que precisamos trabalhar diariamente. Em 2025, já registramos 887 óbitos no Piauí. Teresina lidera com 130 casos, seguida por Picos, Parnaíba e Piripiri. Essa é uma oportunidade de unirmos forças — Polícia Militar, Detran, Polícia Rodoviária, OAB, universidades — todos juntos em um mesmo propósito de salvar vidas”, destacou.
A Sesapi reforça que a adesão de novos agentes ao programa permitirá maior presença nas ações educativas e preventivas, além de intensificar as campanhas de conscientização sobre o respeito às leis de trânsito e a preservação da vida.

Trânsito Isenção da taxa de reteste da CNH gera economia de 90% para população em seis meses
Piauí Detran convoca classificados para prova teórica do teste seletivo para instrutor de trânsito
Trânsito Governador sanciona lei que prevê CNH gratuita para pessoas em vulnerabilidade social
Piauí Polícia Militar amplia campanha “Todos pelo trânsito: vida salvar” para o interior do Piauí
Piauí Com apenas 6% das cidades com trânsito municipalizado, Detran intensifica ações para ampliar adesão obrigatória
Piauí Apenas 6% das cidades do Piauí têm trânsito municipalizado, aponta Detran-PI
Trânsito Emplacamentos aumentam 34,2% em dois meses após redução do IPVA no Paraná
Piauí Polícia Militar do Piauí recebe equipe médica alemã para parceria em projeto de prevenção de acidentes
Parauapebas - PA Prefeitura de Parauapebas esclarece caso da agente do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Mín. 17° Máx. 28°





