

A artista curitibana Bianca Stella realizou no mês de outubro residência artística no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), onde desenvolveu o projeto Coloridos por Natureza. Para encerrar o período de imersão na Academia, Bianca lança no MCAA, na sexta-feira (31), às 15h, o livreto “Coloridos por Natureza: guia prático sobre pigmentos naturais”.
A proposta aprofundou sua pesquisa sobre pigmentos naturais, explorando a criação de novas cores e o tingimento de tecidos a partir de elementos vegetais e minerais. Como parte das atividades, a artista ministrou duas oficinas voltadas ao público jovem, promovendo vivências práticas sobre a extração de pigmentos e a relação entre arte e natureza.
As oficinas aconteceram nos dias 20 (segunda-feira) e 24 (sexta-feira), no período da tarde, com duração aproximada de uma hora e meia. Os participantes vivenciaram o “laboratório das cores”, compreendendo os processos de obtenção de tintas a partir de elementos nativos da região. O objetivo da artista foi estimular um novo olhar sobre a matéria orgânica paranaense e sobre as possibilidades criativas que emergem do próprio ambiente natural.
A publicação reúne aprendizados e experimentos feitos ao longo do mês, funcionando como um guia acessível sobre a produção artesanal de tintas naturais. O material valoriza matérias-primas oriundas do Paraná e de outras regiões da América Latina, destacando a riqueza cromática e cultural desses territórios.
Dividida em três partes, a obra apresenta um glossário com conceitos e diferenciações técnicas; um panorama histórico sobre os principais materiais tintoriais utilizados nas artes; e uma série de experimentos práticos voltados ao preparo de pigmentos minerais e lacas vegetais, incluindo receitas para a produção de aquarelas. O livreto é um convite para que artistas, estudantes e pesquisadores redescubram as cores da natureza e integrem saberes tradicionais às práticas artísticas contemporâneas.
“Espero despertar no público uma nova percepção sobre os materiais que usamos na arte, mas também propor uma reconexão com saberes tradicionais e com elementos da natureza que muitas vezes são invisibilizados e esquecidos”, explica Bianca sobre o propósito da publicação.
PROGRAMA – O Programa de Residência Artística da Academia Alfredo Andersen tem como objetivo promover o aperfeiçoamento e a troca de experiências entre artistas e o público, estimulando processos de pesquisa e criação nas artes visuais. Os artistas selecionados permanecem no ateliê da Academia por um mês, desenvolvendo seus projetos e dialogando com a comunidade.
“A residência na Academia Alfredo Andersen teve um papel fundamental na minha trajetória artística”, disse Bianca. Segundo ela, o período dedicado à pesquisa de corantes e pigmentos naturais originários do Paraná despertou um novo olhar sobre a matéria e as cores que compõem o território. “Esse processo, além de ampliar meu repertório técnico, proporcionou diálogos e encontros enriquecedores com o público — trocas que fortaleceram a pesquisa e certamente impulsionarão novos desdobramentos”, acrescenta.
Para o diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, Luiz Gustavo Vidal, as residências são fundamentais para fortalecer a vocação do museu como espaço vivo de criação, pesquisa e experimentação. “Elas permitem que artistas aprofundem suas investigações em diálogo com o público e com o legado de Alfredo Andersen, reafirmando o papel do museu como lugar de trocas, aprendizado e fomento à arte contemporânea”, afirma.
O lançamento do livreto marca o encerramento desse ciclo de criação e experimentação, sintetizando os aprendizados, as descobertas e as conexões vividas pela artista ao longo de sua residência.
Serviço:
Lançamento do livreto “Coloridos por Natureza: guia prático sobre pigmentos naturais", da artista Bianca Stella
Data: 31/10, sexta-feira
Horário: 15h
Entrada livre e gratuita
Local: Museu Casa Alfredo Andersen: Rua Mateus Leme 336 - Centro - Curitiba
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





