Quarta, 29 de Outubro de 2025
19°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Lucas do Rio Verde

Estudantes da rede municipal aprendem princípios do cooperativismo com as cooperativas escolares em Lucas

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Fundação Sicredi, vem desenvolvendo nas escolas municipais o Programa das Coopera...

28/10/2025 às 21h54
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
(Foto: Sicredi/Orlando Albuquerque)
(Foto: Sicredi/Orlando Albuquerque)

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Fundação Sicredi, vem desenvolvendo nas escolas municipais o Programa das Cooperativas Escolares. A iniciativa possibilita que mais de 160 estudantes aprendam os princípios do cooperativismo e desenvolvam competências como empreendedorismo, inclusão social, educação financeira e liderança.

A partir do programa os alunos de uma unidade de ensino podem se unir, voluntariamente, no contraturno, para constituir uma Cooperativa Escolar. Essa nada mais é que uma associação de estudantes, mediada por um professor orientador, que desenvolve atividades educativas, sociais e culturais.

“A cooperativa escolar é um espaço democrático, que valoriza o protagonismo juvenil e promove o desenvolvimento de lideranças. É um programa muito importante para as unidades escolares, pois engaja os estudantes dos anos finais. A cada ano são realizadas as AGOs, nas quais a sociedade pode evidenciar o crescimento desses estudantes, o desenvolvimento do protagonismo e da liderança em cada um deles”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Atualmente, a rede municipal conta com cinco cooperativas escolares: CeciCoop, da Escola Municipal Cecília Meireles; CooperEça, da Eça de Queirós; CooperLino, da Fredolino Vieira Barros; Coração Valente, da São Cristóvão e OlavoCoop, da Olavo Bilac.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários