

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), promoveu, nesta quarta-feira, 29, mais uma ação em parceria com a Unidade Móvel de Saúde do Hospital de Cirurgia (HC), com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento especializado voltado à prevenção e ao combate aos cânceres de mama e colo de útero para as mulheres do município de Lagarto, no centro-sul sergipano. Com o apoio da prefeitura da cidade e a presença do Ônibus da Mulher, a iniciativa seguirá no município na quinta-feira, 30.
Foram disponibilizados exames e consultas com especialista, com atenção especial ao atendimento à população feminina em situação de vulnerabilidade social. Foram asseguradas ainda as devidas orientações sobre a prevenção e o combate às doenças, as neoplasias que mais matam mulheres no mundo.
Ao levar a unidade móvel do Hospital de Cirurgia aos municípios, a SPM amplia as políticas públicas voltadas à saúde da mulher. “Seguimos com a programação da unidade móvel de saúde, contemplando, desta vez, o município de Lagarto com essa estratégia eficaz e necessária para promover o acesso à saúde integral da mulher, principalmente para o rastreamento de câncer de mama e colo do útero. Além dos exames, as mulheres já saem daqui com os encaminhamentos necessários para dar continuidade aos cuidados com a saúde”, ressaltou a secretária da SPM, Danielle Garcia.
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, destacou a importância da ação da SPM para as mulheres do município. “Lagarto recebe esse presente e a gente agradece, em nome da população, por esta grande ação pública para a realização de exames e os encaminhamentos necessários para prevenir uma doença tão grave e que mata muitas mulheres, em muitos casos por falta de prevenção”, frisou.
Adriana Martins, 47 anos, foi uma das lagartenses que aproveitou os serviços disponibilizados. “Eu fiz o exame de mama e outros exames preventivos, além dos testes rápidos disponíveis na carreta. É muito importante para a mulher aproveitar essa oportunidade para se prevenir, porque a qualidade de vida vem em primeiro lugar”, enfatizou.
Maria Raimunda, 66, também realizou exames e reconheceu a importância da iniciativa. “Consegui fazer o exame de mamografia e outros exames nesta ação, que é muito importante. Até porque nem todo mundo tem condições de pagar para fazer esses exames ou de procurar um médico mastologista ou ginecologista. E nós tivemos a oportunidade de ser atendida em nossa cidade através dessa carreta”, salientou.
Ônibus da Mulher
Além dos serviços de saúde, a SPM também realizou atividades no Ônibus da Mulher enquanto as pacientes aguardavam os atendimentos. Entre elas, roda de conversa sobre educação financeira e enfrentamento à violência contra a mulher (incluindo a distribuição de material informativo). Também foram destacadas os projetos e ações da SPM disponíveis para as mulheres sergipanas.
Próxima ação
A próxima ação da SPM com a Unidade Móvel de Saúde do Hospital de Cirurgia será no dia 6 de novembro em Nossa Senhora das Dores, no médio sertão sergipano, que ofertará consultas e exames preventivos à população feminina local.








São Paulo Operação com drones e 1,5 mil PMs combate crimes violentos e contra o patrimônio no Grande ABC
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi intensifica arborização urbana com o plantio de 450 mudas de Resedá
Cidades Saúde Renovada: Prefeitura entrega reforma da Unidade de Saúde do Boqueirão amanhã, 30
Paraíba Programa Espaço Cultural tem música paraibana para o Halloween
Legislativo - MS Projeto obriga instalação de medidores de velocidade em veículos usados pelo Governo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, estudantes-atletas conquistam 30 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros
Piauí 7º Fórum Piauiense de Controle Interno reúne especialistas e tendências da área em Teresina
Mato Grosso do Sul Sanesul investe R$ 3,5 milhões na ampliação do sistema de abastecimento de água em Aral Moreira
Portos do Paraná Moegão chega a 75% de execução e prepara o Porto de Paranaguá para o futuro Mín. 16° Máx. 28°





