

Fechando o mês de outubro, dedicado à prevenção ao câncer de mama, o Paraná Rosa em Ação, programa do Governo do Estado realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, chega a Irati, no Centro-Sul do Estado, com diversos serviços públicos voltados às mulheres do município e região, além dos tradicionais atendimentos. O evento acontecerá na quinta (30) e na sexta-feira (31), das 9h às 17h, no Pavilhão João Wasilewski - Parque Aquático, localizado na Rua Expedicionário José de Lima s/n°, Rio Bonito.
É a segunda edição do Paraná Rosa em Ação de 2025, que anteriormente foi realizado em Quedas do Iguaçu, em 10 e 11 de outubro, onde foram registrados 5.362 atendimentos. “O Paraná Rosa em Ação é uma celebração da força das mulheres que, mesmo diante dos desafios, nunca deixam de cuidar de si e de quem amam. Estar ao lado delas, levando saúde, cidadania e oportunidades, é reafirmar que cada mulher é protagonista da própria história e merece todo o cuidado e respeito do nosso Estado”, afirma a primeira-dama do Estado e idealizadora do Paraná Rosa, Luciana Saito Massa.
Entre os serviços de saúde que serão ofertados estão agendamento de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de cadastro, vacinação, orientações sobre combate ao mosquito da dengue e atendimentos de fisioterapeutas, com avaliação postural, demonstração de exercícios e orientações diversas.
O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, convida a população da região a aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde e também regularizar documentos. “Cuidar da saúde é essencial para todos. Muitas vezes, as mulheres cuidam de toda a família e acabam adiando a ida a médicos e a realização de exames periódicos. Antes que outubro acabe, os atendimentos do Paraná em Ação serão dedicados especialmente a elas”, comenta.
O público que for ao local do evento contará com uma ampla oferta de serviços gratuitos e de utilidade pública. Estarão lá, por exemplo, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), responsável pela emissão da nova Carteira Nacional de Identidade; a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que realiza cadastros habitacionais; e a Copel, que oferece inscrição na tarifa social de energia, atualização cadastral, troca de titularidade, emissão de segunda via de fatura, desligamentos e consultas de débitos.
A Defensoria Pública participará com agendamento de exames de DNA e atendimentos jurídicos, além de orientação à população. O Detran-PR vai prestar informações sobre trânsito e veículos, fazer emissão da CNH Digital, CNH Social e impressão de extratos de veículos e multas. Já a Polícia Civil prestará orientações e confeccionará boletins de ocorrência.
A programação também inclui a emissão da Carteirinha do Idoso, oferecida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e serviços de regularização migratória, disponibilizados pelo Centro de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM).
Além disso, haverá atendimentos relacionados ao Cadastro Único e Bolsa Família e a participação de diversas secretarias municipais, ampliando o alcance das ações voltadas à população.
Justiça Saiba o que é a GLO, que autoriza uso das Forças Armadas na segurança
Justiça e Cidadania Procon-PR promove mutirão de renegociação de dívidas e educação financeira
Justiça MPRJ acompanha desdobramentos da Operação Contenção em favelas do Rio Mín. 16° Máx. 28°





