

Promovido pela Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), o 7º Fórum Piauiense de Controle Interno será realizado no dia 7 de novembro, em Teresina, reunindo referências nacionais em controle interno, governança e compliance. O evento contará com cinco palestras, sendo três voltadas a temáticas técnicas que refletem as principais tendências do setor público contemporâneo.
O controlador-geral do Estado de São Paulo, Rodrigo Fontenelle, é um dos palestrantes do evento e abordará o tema “Integridade é o Caminho?”, destacando o papel da cultura de integridade e da ética na administração pública. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Fontenelle foi controlador-geral do Estado de Minas Gerais (2019 – 2025), presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e coordenador nacional da Rede de Controle da Gestão Pública (2024). É mestre em Contabilidade pela UnB e possui cinco certificações internacionais emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), incluindo CGAP, CIA e CRMA.
Em seguida, o advogado e consultor Rodrigo Pironti, referência nacional em governança e compliance, apresentará a palestra “Governança e Compliance no Setor Público”. Pós-doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid e doutor e mestre pela PUC-PR, Pironti foi eleito, de 2021 a 2025, o advogado mais admirado do país na área de compliance. Atua como consultor em projetos de Governança, Gestão de Riscos e Proteção de Dados em órgãos públicos e é autor de diversas obras jurídicas, entre elas Sistema de Controle Interno: Uma Perspectiva do Modelo de Gestão Pública Gerencial e Compliance nas Contratações Públicas.

A consultora Vivian Camargo, sócia da Five Compliance e presidente da Comissão de Compliance da OAB/MA, ministrará a palestra “Fortalecendo as Organizações: o Papel Sinergético do Controle Interno e do Compliance”. Mestre em Direito, com tese voltada ao compliance antidiscriminatório, Vivian tem mais de 20 anos de experiência em Gestão, Mediação e Governança Corporativa, além de certificações nas normas ISO 37001 e 37301. É professora universitária, uma das idealizadoras do Congresso Maranhense de Compliance e membro do Compliance Women Committee (CWC), onde atua pelo fortalecimento da integridade e da representatividade feminina na área.
Inscrições abertas
O Fórum é voltado principalmente para servidores públicos estaduais que atuam nos Núcleos de Controle Interno dos órgãos do Poder Executivo, mas também recebe profissionais de outros poderes e esferas da administração pública, como o Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e prefeituras.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO.
Cidades Prefeitura promove diálogo interinstitucional sobre acolhimento aos indígenas venezuelanos da etnia Warao
Acre Novo Posto de Identificação é inaugurado em Senador Guiomard pela Polícia Civil do Acre
Acre Administração apresenta Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho a secretários de Estado Mín. 16° Máx. 28°





