

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou a edição do Selo Ambiental 2026, uma iniciativa concedida aos municípios que se destacam em práticas de proteção ambiental e garante a participação nos recursos do ICMS Ecológico, um fundo que incentiva a preservação ambiental.
O selo determina que os municípios mostrem, com relatórios, ações e evidências, que estão cuidando do seu território, reduzindo o desmatamento e investindo em educação ambiental. Quanto mais resultados e compromissos, maior o selo (C, B ou A) e mais recursos do ICMS Ecológico entram para reforçar os cofres públicos, transformando resultados ambientais em benefícios diretos para a população.
“Cidades que conquistam o selo melhoram seus índices de governança, ampliam a consciência ambiental e servem de exemplo para os municípios vizinhos. Não à toa, o projeto do ICMS Ecológico do Piauí, que sustenta o programa, foi indicado a um prêmio internacional de inovação em políticas públicas ambientais — um reconhecimento ao esforço de transformar gestão e sustentabilidade em motores de desenvolvimento”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo.

O gestor ainda reforça que o Selo Ambiental transforma obrigação em orgulho. “É uma política que valoriza quem protege, incentiva boas práticas e devolve resultados reais à população”, destacou Feliphe Araújo, lembrando que, com a publicação do edital no Diário Oficial, nessa quinta-feira (30), começa oficialmente o processo que vai definir quais cidades ostentarão o selo em 2026.
De acordo com o edital, as prefeituras terão de fevereiro a março para apresentarem requerimentos de postulação digitais no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), comprovando ações em áreas como resíduos sólidos, recursos hídricos e educação ambiental. A análise é feita pelos auditores e pela Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (CADAM), que audita cada documento e visita as cidades para verificar resultados reais.
A metodologia reduz papel, evita fraudes e garante transparência. “É um exercício de responsabilidade, de gestão pública moderna. O selo é também um incentivo à transparência e à inovação”, reforça Feliphe.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





