

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebeu na quinta-feira, 30, a visita da diretora, produtora e roteirista Claudia Roberta e da atriz e roteirista Letícia Cerqueira, natural de Porto Nacional, que apresentaram o trailer do longa-metragem O Julgamento de Arlete. A comédia foi contemplada pelo edital Audiovisual Tocantins 2023, da Lei Paulo Gustavo (LPG), e recebeu R$ 1,3 milhão em recursos para sua realização.
Durante a exibição, a secretária interina da Cultura, Valéria Kurovski, destacou o entusiasmo com o projeto e a importância da produção para o audiovisual tocantinense. "É o primeiro projeto do edital cujo trailer é apresentado oficialmente à Secult, e isso é muito especial para nós. O trabalho da equipe mostra o potencial criativo que temos no Tocantins e o quanto políticas de fomento, como a Lei Paulo Gustavo, têm ajudado", afirmou Valéria.
Produzido pela ‘Cerrado Criativo’, produtora sediada em Porto Nacional, o filme marca a estreia de Claudia Roberta na direção e no roteiro de um longa-metragem. É também a primeira produção de ficção realizada por uma produtora local da cidade, o que representa um avanço importante para o desenvolvimento do setor audiovisual tocantinense. “Este projeto representou um grande desafio, marcando minha estreia na direção, roteiro e produção de um longa-metragem. Buscamos mobilizar profissionais do Tocantins e de outras regiões, e estamos satisfeitos com o resultado alcançado”, explicou Claudia.
A comédia está em fase de finalização e conta com elenco totalmente tocantinense, com destaque para a atuação da portuense Letícia Cerqueira, que interpreta a protagonista Arlete. A produção já firmou parceria com a distribuidora Borboletas Filmes, de Salvador (BA), e tem lançamento previsto para setembro de 2026, após circular em festivais. “A realização desse filme representou a concretização de um sonho. Sempre tive grande paixão pelo cinema e o desejo de produzir um filme. Sinto que concretizei um sonho de infância, especialmente por ter filmado em minha cidade natal, Porto Nacional”, afirmou Letícia. “Preparei-me intensamente para esse trabalho e me sinto feliz por poder representar o talento do nosso estado.”
Além da secretária interina Valéria Kurovski, também estiveram presentes durante a exibição do trailer, a assessora de gabinete da Secult Lara Faez, o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, e a analista técnica da Comissão de Editais Ana Elisa Martins.
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos Mín. 20° Máx. 28°





