

Alunos da Municipal Ruan Pablo, participaram do projeto Caminhada Verde, na manhã de quinta-feira, 30. Do trio elétrico, que percorria as ruas da Vila Sororó, ecoavam as falas de educadores e educandos, entoando a urgente mensagem de preservação do meio ambiente. O percurso incluiu as ruas Cipó, Novo Paraíso, Sebastião Miranda e a rodovia BR-155, alcançando os ouvidos e olhos curiosos dos moradores.
Durante os discursos, que buscavam conscientizar e sensibilizar a comunidade, o professor de Geografia, José Itamar, destacou a relevância da Amazônia nos debates atuais. Já o professor Francisco, de Estudos Amazônicos, ressaltou a importância da construção de uma consciência ambiental, pois são os alunos de hoje que serão os líderes do futuro. Ao longo do trajeto, o professor Ivair, de História, lia as faixas, cartazes e mensagens confeccionadas pelos alunos do 6º ao 9º ano.



O diretor Francisco Sales, agradece a toda a equipe de servidores que tornaram o momento possível.
“A Caminhada Verde é um projeto que tem início, tem meio, mas não tem fim. Porque o fim maior é a consciência de nossos moradores, de todos os alunos e da comunidade em geral. É responsabilidade de todos o trato com o lixo, com as queimadas, com a defesa do meio ambiente. E a escola já tem colhido bons frutos, pois os alunos já têm mudado de atitude, e a gente quer que essa mentalidade de preservação alcance a casa, a família.”, anuncia Sales.


Moradores celebram ação educativa
Quem acompanhou a manifestação foi Ketely Tawana, estudante egressa da escola do campo. “Eu apoio as escolas que defendem o meio ambiente”. Outro espectador do protesto educativo, foi o funcionário da Panificadora Pão Novo, Daniel Aguiar, morador da vila, que comentou já teve um filho matriculado na escola. “É bom que a meninada comece desde pequena a se conscientizar sobre reciclagem e destinação do lixo”, observa.


A vendedora de produtos da agricultura familiar, Sebastiana Silveiro, que tem um neto, João Paulo, que estuda na escola e destacou que quem assistiu ficou encantado com a beleza dessa ação. “Muito bonito, todos gostamos da iniciativa”, complementa a vovó.


Estudantes manifestam preocupação com meio ambiente
Para o aluno do 9º ano, Vitor Diego Liberato, a Caminhada Verde, trouxe alegria, pois permitiu que os estudantes se comunicassem com muitas pessoas: “Temos que dizer a elas que nossa vila merece cuidado!”
Do mesmo modo, a estudante do 7º B, Isis Victoria Santos, avaliou que a participação de todas as turmas contribuiu para que a população compreendesse o alerta sobre a importância de cuidar do meio ambiente.


A música selecionada para tocar nos intervalos entre as falas também dialogava com a temática central. Versos como “Cadê a flor que estava aqui? Poluição comeu”, fazem parte da letra da música Xote Ecológico, composta por Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga, lançada em 1989. A canção utiliza essa e outras imagens, como “E o peixe que é do mar? Poluição comeu”, para chamar a atenção para os danos causados pela poluição ao meio ambiente.


A segurança do evento contou com o apoio do DMTU e da Guarda Municipal. “Foi um percurso sem transtornos, e garantimos a caminhada dos estudantes”, enfatizou o agente Gomes do DMTU.
Texto: Divulgação
Fotos: Divulgação
The post Semed: Escola Do Campo Ruan Pablo promove Caminhada Verde com protesto por preservação do meio ambiente appeared first on Prefeitura de Marabá .
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





