

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entregou nesta quinta-feira (30/10) a reforma do Museu Ferroviário de Pires do Rio. O espaço, que preserva parte fundamental da memória ferroviária goiana, foi totalmente revitalizado, ganhou nova expografia e inaugurou o Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio, uma sala de cinema pública voltada à difusão audiovisual e à formação cultural.
Com investimento de R$ 700 mil, as obras incluíram a recuperação integral do telhado e do piso, revisão das redes elétrica e lógica, pintura geral, climatização, adequações de acessibilidade e modernização do mobiliário expositivo.
A praça externa também foi revitalizada, com melhorias de paisagismo e iluminação, proporcionando mais conforto e segurança aos visitantes.
Representando a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, Bruna Arruda, destacou que a entrega representa um marco para o Estado.
“Essa é uma entrega muito importante. A história ferroviária conta muito sobre a história de Goiás e preservar esse momento histórico é fundamental. O prédio recebeu várias melhorias e uma expografia nova belíssima”.
A nova expografia combina recursos interativos, audiovisuais e gráficos, valorizando a mediação cultural e a acessibilidade. Painéis em texto, áudio e libras ampliam o acesso de todos os públicos.
A ambientação preserva o charme das antigas estações ferroviárias, dialogando com elementos contemporâneos.
O espaço também recebeu um painel em grafite da artista Thainá Junger e um vídeo institucional produzido com o uso de inteligência artificial, que narra a trajetória da cidade e do museu desde sua fundação.
Responsável pela execução da obra, a gerente de Fiscalização e Manutenção do Patrimônio Cultural, Noêmia Caiado, destacou o desafio técnico e a importância simbólica da revitalização.
“Havia muita coisa deteriorada pelo tempo, a começar pelo telhado e pelo piso. Fizemos uma revitalização total, agregando a nova expografia, que ficou maravilhosa”.
“Herdamos do Cine Cultura todos os equipamentos e acabamos fazendo um cinema para a cidade, o que considero uma revolução. A população está muito agradecida”.
Para a coordenadora do Museu Ferroviário, Franciele Martins Montijo, a reinauguração é motivo de orgulho para a cidade.
“Trabalhamos com peças que pertenceram a famílias ferroviárias, vindas de doações, e essa revitalização é uma forma de manifestar essa preservação da nossa história”.
O destaque da reforma é a transformação do antigo auditório no Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio em uma sala de cinema público, sob curadoria do Cine Cultura.
O espaço exibirá sessões gratuitas e quinzenais, com programação variada e acessível, incluindo produções goianas, nacionais e internacionais. O local também será um ponto de difusão cultural, com mostras temáticas, oficinas e debates.
A programação de estreia do Cine Ferroviário marca a abertura oficial da sala ao público. A primeira exibição será na sexta-feira (31/10), às 19 horas, com o filmeOeste Outra Vez(14 anos).
No sábado (1°/11), haverá duas sessões: às 16 horas, com o clássicoMeu Amigo Lorenzo(livre), com acessibilidade em Libras; e às 18 horas,Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica(12 anos).
As sessões são gratuitas e abertas à comunidade, celebrando o início das atividades do novo espaço cultural de Pires do Rio.
Localizado no coração de Pires do Rio, a 145 km de Goiânia, o Museu Ferroviário é um dos mais importantes equipamentos culturais do Estado voltados à preservação da memória ferroviária de Goiás.
O acervo reúne locomotivas a vapor, máquinas, balanças, bilheteiras, picotadores de passagens e objetos de uso pessoal de ferroviários que atuaram na antiga Estrada de Ferro Goyaz, entre os séculos XIX e XX. O espaço abriga ainda uma biblioteca temática e, agora, o novo auditório/cinema.
A unidade funciona às segundas-feiras, das 13 às 17 horas, e de terça a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 12h30 às 17 horas. As visitações em grupo ou de escolas devem ser agendadas pelo e-mail: mfpr@goias.gov.br.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





