

Cerimônia de entrega das Cartas dos Biomas em Brasília simboliza a união federativa em torno de uma agenda climática integrada para o Brasil
Na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, a coordenadora da Câmara Temática de Meio Ambiente do Consórcio Nordeste e secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, entregou ao presidente da COP30, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, a Carta Compromisso com o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica. O documento consolida o Nordeste como referência nacional e global na transição ecológica justa e na cooperação climática rumo à COP30.
“O Nordeste assume um papel de liderança na construção de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, que alia sustentabilidade, justiça social e inovação. A Carta Compromisso é a expressão do nosso engajamento coletivo com a transformação ecológica do país”, afirmou Vilma Freire.
A entrega aconteceu em Brasília durante cerimônia que marcou a conclusão do ciclo das COPs dos Biomas, realizadas ao longo do ano em diferentes regiões do país: Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Cerrado e Pampa.
Durante a cerimônia, os estados brasileiros entregaram oficialmente à Presidência da COP30 as Cartas dos Biomas, documentos que definem prioridades, compromissos e propostas regionais para o enfrentamento das mudanças climáticas e consolidam um pacto em torno de uma agenda climática nacional integrada e participativa.
“Este momento é um reflexo da democracia brasileira, do quanto nós temos que ouvir a voz de quem está ali implementando tudo que a gente vai ter que implementar das decisões da COP 30 e das demais COPs anteriores. Então, é essencial esse comprometimento que vem dos estados, que vem da população local, para que nós possamos fazer um trabalho que mantenha o Brasil como referência internacional”, ressaltou o embaixador André Corrêa Lago, presidente da COP30.

Na Carta, os estados nordestinos reafirmam o protagonismo da região na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador, fundamentado em dez compromissos concretos: promover uma transformação ecológica voltada para as pessoas; liderar a transição energética justa; impulsionar a neoindustrialização verde; fortalecer a bioeconomia e a agricultura sustentável; investir em educação, ciência e inovação; ampliar a economia circular; garantir segurança hídrica e adaptação climática; preservar a biodiversidade e o turismo comunitário; integrar investimentos sustentáveis com protagonismo internacional; e conduzir todo o processo com transparência e participação social.
Dentro do Plano Brasil Nordeste de Transição Ecológica, a Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e que está presente em todos os nove estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais, é um dos pilares para promover uma economia de baixo carbono, devido ao seu alto potencial para absorver e estocar CO2, que ficam armazenados no próprio solo e nas raízes profundas das plantas, que se adaptaram para buscar água.
Para preservar a Caatinga, o PTE-NE aponta soluções que unem conservação ambiental, geração de renda e valorização dos saberes locais.
A secretária Vilma Freire, que sugeriu o nome COP dos Biomas, destacou a importância de os estados terem espaço para expressar suas demandas. “Agradecemos a iniciativa da Presidência da COP de criar condições para que os estados pudessem expressar suas demandas por meio dos biomas. Vivemos num país plural, com demandas diferentes, e nós tivemos a oportunidade de mostrar as demandas da nossa Caatinga”, concluiu.
“E o Brasil inteiro está aprendendo as várias dimensões da Caatinga, que nós não sabíamos”, completou o embaixador André Corrêa Lago.

O ato em Brasília contou com a presença da CEO da COP30, Ana Toni, e diversas autoridades, e simbolizou o encerramento de um amplo processo de diálogo e cooperação entre governos estaduais, comunidades locais, academia e sociedade civil, culminando na construção de uma pauta climática representativa de todos os biomas brasileiros.
A entrega das Cartas dos Biomas e o lançamento do Mutirão do Código Florestal reforçam o compromisso do Brasil com uma agenda climática sólida, federativa e colaborativa, consolidando o papel do país como líder global em políticas de uso sustentável do solo, restauração florestal e transição ecológica justa.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





