

A Polícia do Rio de Janeiro faz uma operação nesta terça-feira (4) contra pessoas acusadas de desviar verbas destinadas a creches, situadas na zona oeste da capital. Um dos alvos é a vereadora Gigi Castilho (Republicanos). A Justiça autorizou o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão.
Segundo as investigações, os acusados usavam notas fiscais superfaturadas para desviar verbas repassadas pela prefeitura do Rio a sete creches conveniadas. Esses estabelecimentos privados são contratados pelo poder público para oferecer o serviço em locais onde não há creches municipais.
Para viabilizar o esquema, os acusados também abriram empresas de fachada em nome de laranjas. Essas empresas emitiam notas por produtos e serviços que não foram entregues, mas ainda assim eram apresentadas à Secretaria Municipal de Educação para justificar o repasse de recursos.
A polícia também identificou que apenas uma das creches recebeu cerca de R$ 9 milhões em seis meses, mas cerca de R$ 1,5 milhão foram retirados das contas das instituições em 816 saques em espécie. A movimentação foi considerada incompatível com o perfil e as atividades da instituição.
Com a operação de hoje, os investigadores esperam coletar documentos, computadores, celulares, mídias eletrônicas e materiais contábeis para subsidiar a análise financeira do esquema. Além disso, os trabalhos prosseguem para identificar todos os participantes e verificar se há funcionários públicos envolvidos.
A Agência Brasil tentou contato com a vereadora Gigi Castilho por meio de seu gabinete, mas não obteve resposta. A Secretaria Municipal de Educação também foi procurada, mas ainda não se manifestou.
Bahia Professora da rede estadual de Santa Bárbara conquista o 2º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, no Festival LED, em BH
Bahia Pagamento de outubro do Bolsa Presença será liberado neste sábado (15)
Gurupi - TO Gurupi 67 anos: Festival do Pequi celebra cultura e tradição
São Paulo Brucelose: campanha de vacinação contra a doença vai até dia 31 de dezembro em todo o estado de SP
Tocantins Governador Laurez Moreira prestigia aniversário de Dueré e reafirma compromisso com obras estruturantes para o município
Governo SES realiza oficina de qualificação da saúde no Programa Maranhão Livre da Fome
Geral Dinossauros viveram na Amazônia, descobrem pesquisadores de Roraima
Governo Maranhão na COP30 - Governo do Estado marca presença com ações significativas para minimizar impactos climáticos
Acre A auditoria na era dos algoritmos: desafios e oportunidades da Inteligência Artificial no Controle Interno Mín. 16° Máx. 19°





