

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), promove atividades a partir de quarta-feira (5/11) em sua participação na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. As ações são realizadas pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), que integra a Sedac, que mantém estande fixo na Praça da Alfândega até o final da feira, em 16 de novembro.
Nesta edição, o espaço exibe coleção de livros do acervo referente à história e cultura missioneira, em alusão aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis . A agenda também tem como destaques a realização do Desafio Literário e a entrega do Prêmio Minuano de Literatura Gaúcha.
A exposição “A Quimera de Eduardo”, com itens raros do acervo do poeta Eduardo Guimaraens, abre a programação do Instituto. Entre os itens que integram a mostra estão retratos, manuscritos, objetos pessoais e livros. A exposição ocorre na quarta-feira (5/11), a partir das 10h, na sede do IEL. O acervo permanece em exibição até 5 de dezembro.
Desafio Literário
Realizado desde 2016, o Desafio Literário busca estimular e valorizar a produção literária no Rio Grande do Sul. Serão três dias de competição, em que os participantes deverão produzir textos de miniconto e poetrix, na sexta-feira (7/11); de poema livre, no sábado (8/11) e de narrativa curta, conto ou crônica, no domingo (9/11). Os interessados em participar devem se inscrever neste link .
Os temas abordados pelos competidores serão sorteados momentos antes do início de cada etapa e as criações, avaliadas por uma comissão julgadora. A cada avaliação, os candidatos com as melhores notas são classificados para a etapa seguinte. Os três candidatos finalistas que obtiverem a maior média final entre todas as notas serão premiados. O anúncio dos vencedores e a entrega das premiações será na segunda-feira (10/11), às 19h.
Prêmio Minuano
Já o prêmio Minuano, que teve os finalistas anunciados pelo IEL em 16 de outubro, terá solenidade de premiação na noite da quarta-feira (12/11), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Os vencedores de cada categoria receberão troféu e premiação de R$ 5 mil. Além disso, o “Livro do Ano” ganhará um troféu e mais R$ 5 mil. A edição 2025 do reconhecimento teve 334 inscrições homologadas nas seis categorias do prêmio.
Ainda na Feira do Livro, o IEL apoia a programação especial em comemoração aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis. Os detalhes sobre as ações voltadas ao reconhecimento da literatura missioneira estão disponíveis no portal do governo do Estado.
Programação:
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos Mín. 20° Máx. 28°





