

Um trecho de 84 quilômetros, partindo do asfalto da Rodovia Santos Dumont (BR-116), por uma estrada de chão, separa a zona urbana de Vitória da Conquista da Vila de Cercadinho, o mais distante dos 11 distritos do município. No coração de um vale encravado na paisagem seca da Caatinga vivem cerca de 1.800 pessoas, segundo o último censo do IBGE. O local é marcado por muita história e poesia.
A história do distrito é marcada pela resiliência e pelo afeto da população pela localidade. Oficialmente criado como distrito pela Lei nº 4.572, de 5 de novembro de 1985, o local tem origens que remontam à década de 1930, quando a descoberta de um garimpo de águas marinhas em uma área conhecida como “Cristalão” atraiu uma grande quantidade de pessoas em busca de pedras preciosas.
Antes de se chamar Cercadinho, a vila era conhecida como Gerais, nome que perdurou até o declínio do garimpo. O relato mais convincente sobre a origem do novo nome é referente à Fazenda Cercadinho, de propriedade de Pedro Dias da Silva, um dos pioneiros da região.