

Segue para sanção do governador Ibaneis Rocha o Projeto de Lei 1803/2025, que estabelece direitos para usuários do serviço de iluminação pública do Distrito Federal. De autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), a medida estabelece padrões de qualidade, de continuidade na prestação do serviço e de transparência em relação aos valores arrecadados por meio da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
O projeto estabelece como principais direitos dos usuários o acesso a iluminação eficiente e contínua, a manutenção rápida de pontos apagados (com prazos de 12, 24 ou 48 horas, dependendo da gravidade), a presença de luz adequada em áreas de grande circulação e a disponibilidade de canais acessíveis para denúncias, sugestões ou solicitações.
“Iluminação pública é muito mais que conforto visual, significa segurança e bem-estar para a população. Garante, inclusive, o uso pleno dos espaços urbanos no período noturno. Hoje os moradores do DF pagam caro por um serviço ineficiente e frequentemente interrompido. Nossa Lei garantirá instrumentos legais de proteção dos consumidores”, destaca Fábio Felix.
O projeto assegura transparência quanto à arrecadação e a aplicação dos recursos obtidos via CIP, com detalhamento por região administrativa. O projeto prevê também a revisão de cobranças e oferece canais para impugnação ou solicitação de isenção de taxas. “O objetivo é garantir que cada cidadão do DF saiba para onde vai o dinheiro da taxa de iluminação, tenha seus direitos respeitados e possa cobrar melhorias com base em dados públicos e acessíveis”, declara o parlamentar.
De acordo com a proposição, são considerados usuários do serviço todas as pessoas que se beneficiam da iluminação em espaços públicos como ruas, praças, parques e passarelas, independentemente de seu local de residência. Já os contribuintes da CIP são os titulares de contas de energia elétrica que pagam o serviço por meio da tarifa mensal.
* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Fábio Felix
Agência CLDF
Segurança Polícia Civil prende suspeito do homicídio do próprio sogro em Itapipoca
Amazonas Oficial da Polícia Militar do Amazonas participa de formação internacional em Harvard
Sergipe Primeiras partidas dos Jogos dos Servidores 2025 serão realizadas na segunda-feira, 10
Segurança Pública Novas viaturas, equipamentos e fuzis: Estado reforça segurança nos Campos Gerais e Centro-Sul
Amazonas Em menos de 12 horas, Polícia Civil prende dupla envolvida na execução de homem no bairro Dom Pedro
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião abre Consulta Pública sobre Plano de Contingência Mín. 15° Máx. 31°





