

Dentro da programação comemorativa dos 40 anos de fundação do Museu José Lins do Rego, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta quinta-feira, dia 6, palestra às 9h e exposição com fotos e documentos da época da abertura. O museu fica no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.
A palestra será com a museóloga Jéssica Teles sobre a importância dos museus, no hall do Museu José Lins do Rego. Ela é graduada em Museologia e mestra em Museologia e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal da Bahia. Também é especialista em Arte Educação. Atua como museóloga no Centro Cultural São Francisco, na Capital.
O Museu José Lins do Rego está situado no subsolo da rampa 4 da Funesc. Seu acervo riquíssimo contém livros, móveis, fotos, documentos e objetos relativos ao escritor paraibano e membro da Academia Brasileira de Letras, conforme a gerente Maria do Carmo Pereira Diniz. São mais de 5 mil volumes.
Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 10h às 16h. O equipamento inaugurado no dia 19 de março de 1985 recebe visitas de escolas, universidades, pesquisadores, turistas e público local.
O lugar conta com orientações e também o apoio à pesquisa em torno da obra de José Lins, além de exposições temporárias. Em 2020, foi disponibilizado o Tour Virtual pelo museu, que contém imagens que oferecem os detalhes do acervo.
José Lins do Rego foi um escritor paraibano, autor de livros como ‘Menino de engenho’, ‘Fogo morto’ e ‘Doidinho’. Sua produção literária conta com 12 romances, um livro de memórias, livros de crônicas e literatura infantil. Vale ressaltar que algumas das traduções das obras são em inglês, russo, espanhol e romeno.
Ao lado de Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, é um dos romancistas regionalistas mais prestigiados da literatura nacional. Nasceu em Pilar (PB), dia 3 de junho de 1901. Radicado no Rio de Janeiro (RJ), esse torcedor fanático do Flamengo (foi dirigente do clube) faleceu dia 12 de setembro de 1957.


Bahia Saberes tradicionais são tema do Festival Nosso Futuro Brasil-França em debate sobre enfrentamento das crises climáticas
Espírito Santo Governador autoriza obras de construção da Praça Torii, em Ibiraçu
Acre Educação do Acre define calendário de matrículas da rede estadual para 2026 Mín. 15° Máx. 31°





