

O Governo de Sergipe, por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), está preparado para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que terá início na próxima segunda-feira, 10, e segue até o dia 28 de novembro. A avaliação estadual sucederá a participação dos alunos da rede pública estadual de ensino nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que aconteceu entre os dias 20 e 31 de outubro.
Neste ano, são esperados 87 mil estudantes das redes públicas estadual e municipais, envolvendo mais de 950 escolas sergipanas. “As escolas estão desenvolvendo diversas ações de mobilização e de conscientização junto aos alunos e a toda a comunidade escolar sobre a importância de participarem desse processo avaliativo para a melhoria da qualidade da educação pública ofertada em Sergipe”, afirma o chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional, Alexandre Guimarães, sobre as expectativas para a avaliação.
O Saese foi criado em 2019 e tem como objetivo realizar anualmente avaliações para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, verificando o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. A aplicação também coleta informações adicionais de gestores, professores, estudantes e familiares.
A avaliação produz indicadores educacionais que avaliam a qualidade da educação e aprimoram as políticas públicas de educação por meio de dados e evidências. Ao oferecer um cenário real da educação ofertada, esse diagnóstico viabiliza aos profissionais da educação e gestores a criação de estratégias de melhorias e de intensificação dos processos de ensino e aprendizagem.
Para a realização da avaliação, são aplicados de forma censitária testes de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática a todos os alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, além da aplicação de questionários contextuais destinados a estudantes, professores e diretores escolares, com o objetivo de conhecer melhor a realidade de cada escola.




Acre Agência Reguladora do Estado conclui fiscalização nos sistemas de abastecimento de água do Alto Acre
Geral Ação na Baixada Fluminense contra facção prende vereador em flagrante
Legislativo - MT Após indicações, Diego Guimaraes participa de entregas do governo
Cidades Semdes inicia implantação do Sisteminha da Embrapa nas hortas comunitários de Vitória da Conquista
Piauí Piauí encerra participação no Web Summit Lisboa com reconhecimento internacional
Acre Comunicado sobre atendimentos da Cageacre
Cidades Vitória da Conquista é selecionada como cidade experimental na implementação do Sisteminha da Embrapa
Cidades Suas na Comunidade: moradores dos residenciais Acácia, Jacarandá, Jequitibá e Flamboyant são atendidos neste sábado, 15
Acre Extrativistas, indígenas, artesãs e agricultores do Acre ganham protagonismo global com resultados do Sisa e do Programa REM na COP30 Mín. 17° Máx. 28°





