

A apresentação reuniu obras que exaltam o samba, a bossa nova e a riqueza cultural do Brasil

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O Teatro Amazonas foi palco, nessa terça-feira (04/11), do concerto “Brasilidades”, que marcou a estreia do maestro Ênio Prieto à frente da Amazonas Band. O espetáculo celebrou a diversidade da música brasileira e abriu uma nova fase para o grupo, que possui 25 anos de atuação na cena instrumental.
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o concerto integrou a agenda dos Corpos Artísticos do Estado, reforçando o compromisso com a valorização da produção musical e cultural amazonense.
Com repertório voltado ao samba e à bossa nova, a apresentação reuniu composições que retratam a essência e o espírito do povo brasileiro. O maestro Ênio Prieto destacou que essa primeira edição do espetáculo buscou reforçar a identidade nacional por meio de gêneros que fazem parte das raízes culturais e da memória afetiva do país. “É uma alegria muito grande estrear na direção da Amazonas Band. Estive por 15 anos na estante de primeiro alto e hoje é um privilégio poder liderar esse grupo com um repertório tão brasileiro”, afirmou.


O concerto teve início com “Sambita”, tema do colombiano Justo Álvaro com arranjo do maestro Branco. Na sequência, o público pôde apreciar “Tijuca”, em homenagem ao bairro carioca, “Berimbau”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, com arranjo de Bob Mintzer, “The Happy Song”, também de Mintzer, e “Festa para o Rei Negro”, de Zuzuca do Salgueiro, que encerrou a noite com energia e ritmo.
Os arranjos apresentados incluíram trabalhos de músicos nacionais e internacionais, oferecendo diferentes perspectivas sobre a música brasileira. De acordo com o Maestro, essa mistura enriquece a sonoridade e amplia o diálogo entre culturas.


Um dos momentos mais marcantes da apresentação foi a participação do jovem saxofonista Jefte Asafe, de 18 anos, natural de Manacapuru, que assumiu a estante de primeiro alto. O músico foi destaque da noite e simbolizou o espaço dado a novos talentos da região dentro da formação da Amazonas Band.
Ao final, o público aplaudiu de pé a estreia do maestro, que foi homenageado pela banda e pelos colegas de palco. O concerto “Brasilidades” consolidou o início de um novo ciclo para a Amazonas Band, reafirmando seu compromisso com a valorização da música instrumental e com a difusão da cultura brasileira.
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos Mín. 20° Máx. 28°





