

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o projeto ArticulaFito (Cadeias de Valor em Plantas Medicinais) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), realiza o 1º Festival do Jatobá, em Mateiros, região do Jalapão. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, no Centro Poliesportivo Leide Pereira Nunes, no centro da cidade.
Programação
Na sexta-feira, 7, o festival inicia com uma vasta programação voltada à feira de exposição de produtos alimentícios derivados do jatobá e de outros frutos do cerrado tocantinense. Também serão realizadas oficinas sobre a cultura alimentícia de produtos naturais, ministradas pela consultora da Fiocruz/MDA Mônica Dias e pela comunicóloga Bárbara Diniz do projeto ArticulaFito.
Ainda na tarde de sexta-feira, por volta das 17h, ocorrerá a abertura oficial do festival com a presença de autoridades e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais.
No sábado, 8, as oficinas continuam com atividades voltadas aos produtos naturais, além de apresentações e palestra da engenheira agrônoma da Seagro Francisca Marta Barbosa que fará uma explanação sobre Economia Solidária e sua estruturação.
Oficinas do Jatobá
As oficinas têm como objetivo resgatar e valorizar as memórias alimentares dos participantes, agroextrativistas que integram a cadeia socioprodutiva do jatobá no Tocantins. Por meio da partilha de receitas, lembranças e experiências, busca-se reconhecer o jatobá não apenas como alimento, mas como patrimônio cultural e ecológico.
A polpa do fruto, de sabor adocicado e aroma intenso, é amplamente utilizada na alimentação tradicional. Comunidades rurais, indígenas e agroextrativistas empregam o jatobá em preparações como mingaus, bolos, farinhas e bebidas fermentadas. O fruto apresenta alto potencial nutricional e funcional, por seu teor de fibras, proteínas e compostos bioativos.
Além do valor alimentar e simbólico, o jatobá também possui reconhecidas propriedades medicinais. Diversas comunidades indígenas e rurais utilizam partes da planta, casca, resina, folhas e polpa, em preparos terapêuticos caseiros.
A engenheira agrônoma da Seagro e uma das organizadoras do evento Francisca Marta Barbosa, destaca que o festival é mais uma ação de fortalecimento das cadeias produtivas dos frutos do cerrado, com o jatobá como destaque principal. “Esse momento de debate das cadeias de produção da sociobiodiversidade promove intercâmbio entre agroextrativistas, comunidades tradicionais e agricultores familiares do Cantão e Jalapão, além de incentivar a comercialização dos produtos nas feiras e divulgar a rica biodiversidade do cerrado tocantinense”, explica.
Francisca acrescentou ainda que o 1º Festival do Jatobá estimula o desenvolvimento sustentável e solidário nas comunidades rurais. “O evento contribui para a geração de renda e o fortalecimento da economia solidária, com base no tripé social, econômico e ambiental”, acrescentou.
Parceiros
Prefeitura Municipal de Mateiros; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ; Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Fórum Estadual de Economia Solidária.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





