

Em novembro, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) fará concertos gratuitos na Lapa e em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A apresentação na Lapa será no dia 13 (quinta-feira), no Santuário São Benedito, às 19 horas. Já o concerto em Campo Largo ocorrerá no dia 19 (quarta-feira), também às 19 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. As duas apresentações terão regência do maestro convidado Alexandre Brasolim e integram o projeto “Guaíra para Todos”, que leva produções do Centro Cultural Teatro Guaíra para fora de Curitiba, ampliando o acesso, formando novas plateias e valorizando a cultura produzida no Paraná.
“É muito bom sair de dentro do teatro e levar a música até lugares onde muitas pessoas nunca ouviram uma orquestra ao vivo”, afirma Brasolim. “Muitas vezes, no final do concerto, alguém vem me dizer que é a primeira vez que ouve uma orquestra ao vivo, só conhecia pela televisão ou pelo celular. E isso me emociona muito.”
Ele ressalta também o papel do projeto na formação de novos públicos e músicos. “É muito importante que a Orquestra Sinfônica do Paraná chegue até as pessoas, porque ela é uma orquestra de todos. Esse contato inspira jovens que estão estudando instrumentos e também emociona pessoas mais velhas que, às vezes, passam a vida sem ter tido essa experiência ao vivo.”
COMO PARTICIPAR- A entrada para os concertos é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos. Na Lapa, não haverá emissão de ingresso — o Santuário São Benedito, que tem 656 lugares, será preenchido por ordem de chegada.
Em Campo Largo, haverá distribuição prévia dos ingressos a partir de sábado (8) em três locais da cidade: Casa Paroquial (Rua XV de Novembro, 1931), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Rua Sete de Setembro, 1320) e Casa da Cultura (Rua do Centenário, 2011).
O CONCERTO– O programa do concerto apresenta composições de grandes nomes da música clássica: Georg Friedrich Händel, Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart.
A apresentação começa com a alegre “Música Aquática”, de Händel, criada para animar festas ao ar livre da realeza inglesa. Em seguida, vem a abertura da ópera “Armida”, de Haydn, com melodias que lembram cenas de aventura e romance. Depois, a orquestra interpreta a abertura de “As Criaturas de Prometeu”, de Beethoven, uma obra intensa e cheia de força. Para encerrar, o público vai ouvir a Sinfonia n.º 35 “Haffner”, de Mozart, uma das mais conhecidas do compositor, marcada por ritmo vibrante.
“Haydn foi mentor de Mozart e professor de Beethoven, então quando a gente ouve no mesmo programa a música desses três compositores, o ouvinte consegue perceber pequenas nuances de composição iguais, que eles herdaram de Haydn”, explica Alexandre Brasolim. “É claro, Mozart colocou o seu ‘tempero’, e depois Beethoven fez a música crescer mais ainda em harmonia, orquestração e dinâmica. São compositores muito importantes para a música orquestral”, completou o maestro.
Juntos, Haydn, Mozart e Beethoven ficaram conhecidos como a “Trindade Clássica Vienense”, por sua importância na história da música e influência sobre gerações de compositores.
Serviço?
Guaíra para Todos: concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná
Apresentação na Lapa
Data: 13 de novembro, quinta-feira), às 19h
Local: Santuário São Benedito – R. Cel. João Antônio Ramalho, s/n - Centro, Lapa
Classificação: 12 anos
Maestro: Alexandre Brasolim
Evento gratuito
Não serão emitidos ingressos, a ocupação será por ordem de chegada
Apresentação em Campo Largo
Data: 19 de novembro, quarta-feira, às 19h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade – R. XV de Novembro, 1931, Centro, Campo Largo
Classificação: 12 anos
Maestro: Alexandre Brasolim
Evento gratuito
Distribuição de ingressos a partir de sábado (8) nos seguintes locais:
Casa Paroquial (Rua XV de Novembro, 1931 - Campo Largo/PR)
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Rua Sete de Setembro, 1320 - Campo Largo/PR)
Casa da Cultura (Rua Centenário, 2011 - Campo Largo/PR)
Programa:
GEORGE FRIDERIC HANDEL (1685-1759)
Música aquática: Suíte n°2 em ré maior, HWV 349
I. Allegro
II. Hornpipe
III. Bourrée
IV. Lentamente
V. Minuetto
FRANZ JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Armida, Hob. XXVIII:12: Abertura
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Sinfonia n° 35 em ré maior, K. 385 “Haffner”
1. Allegro com spirito
2. Andante
3. Menuetto
4. Finale
LUDWIG VON BEETHOVEN (1770-1827)
As criaturas de Prometeu: abertura da ópera
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





