

O curta-metragem ‘Benzô’, produzido por profissionais de São Sebastião, participa de uma sessão especial e gratuita no tradicional Cine Olido, localizado na Capital Paulista, nesta sexta-feira (7/11), às 19h. A exibição conta com uma roda de conversa com nomes fundamentais da produção: a diretora, roteirista e pesquisadora Letícia Andra, a ilustradora e xilogravadora Catarina Dantas, e o protagonista Pajé Sérgio Macena, liderança Guarani que compartilha sua sabedoria ancestral no filme.
Após uma trajetória consagrada em mais de 20 festivais nacionais e internacionais, o filme retorna a São Paulo celebrando uma carreira marcada por reconhecimento, exibições e premiações em importantes mostras de cinema e cultura ao redor do Brasil e do mundo.
Produzido pela produtora Corpo Ancestral, ‘Benzô’ transporta o público para o universo do realismo fantástico com uma linguagem poética que entrelaça animações em xilogravura, espiritualidade e oralidade. A narrativa conduz o espectador a uma praia onde duas crianças descobrem o benzimento por meio dos elementos essenciais da natureza, enquanto uma caiçara e um Pajé Guarani revelam suas profundas conexões com sonhos, plantas e rezas.
Para a diretora Letícia Andra, explorar o tema do benzimento no audiovisual é mais do que uma simples produção cinematográfica, é um ato de preservação da memória e das tradições populares. Inspirado na própria história familiar da diretora, o filme nasce da ausência de registros visuais de sua avó, uma benzedeira e erveira. “A oralidade e a arte são as formas que encontrei de manter viva a presença dela”, afirma Letícia.
"Benzô" foi produzido por meio do Edital LPG-SS-SP nº 01/2023, da aplicação da Lei Paulo Gustavo em São Sebastião, através da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass).
Festivais
Desde a sua estreia, ‘Benzô’ conquistou espaço em alguns dos principais festivais do país, como o Curtaria – Festival de Curta-Metragem (SP), o YVY – Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis (RJ), o FestCine Taperoá (PB), o FestCine Pedra Azul (ES), o Festival de Cinema Guarnicê (MA), o Cine Pinhão – Festival de São José dos Pinhais (PR), a Mostra do Filme Marginal (SP), o Festival Lagamar de Cinema – FLAC (SP) e a Mostra Laroyê de Cinema Negro e Indígena (SP).
A produção da Corpo Ancestral também explica que, além de seu impacto visual e poético, o curta se destaca por sua abordagem decolonial e intergeracional, dialogando com temas de ancestralidade, espiritualidade, identidade e cura. Em mostras dedicadas à representatividade, como a Mostra SACI – Somando Visões (RS) e o Festival Elas nas Telas (PA), ‘Benzô’ reafirma sua relevância como obra que ecoa vozes historicamente silenciadas. Também foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema Respira (RJ) e o FICCTerra – Festival Itinerante de Cine Comunitario de la Tierra (México), ampliando sua presença no circuito de festivais internacionais.
Além de todos esses feitos, o filme recebeu o prêmio do ICINE e do Laboratório Cisco de Finalização de Documentários de Curta-metragem do Interior e Litoral de São Paulo, contando com grandes especialistas do audiovisual brasileiro para os tratamentos técnicos finais da obra.
Após a sessão no Cine Olido, ‘Benzô’ também integra a programação do tradicional Festival Satyrianas – Cine Bijou, no dia 21 de novembro, às 20h20, realizado no coração do Centro de São Paulo, fortalecendo ainda mais sua presença nos espaços simbólicos da cena cultural paulistana.
“A exibição no Cine Olido marca um novo capítulo na trajetória do filme, um reencontro com o público paulista após tantas exibições pelo mundo em uma celebração da força das narrativas afro-indígenas e femininas no cinema contemporâneo brasileiro”, finaliza Letícia Andra.
Para mais informações sobre o documentário “Benzô” acesse Instragram @benzo_curta_metragem ou @corpo_ancestral, site www.corpoancestral.com.br , ou pelo e-mail produtora.corpo.ancestral@gmail.com .
Equipe do filme
Letícia Andra - Diretora e Roteirista, @corpoancestral
Jairo Dojcsar - Produtor Executivo, @jairoecoturismosaosebastiao
Rafael César - Áudio e Vídeo, @rafinhajornalista
Lucas Katumata - Captação de Áudio e Vídeo (Segunda Câmera), @djkatumata_
Suelen Bezerra - Fotografia e Vídeo, @swellnobrega
Maria Diva - Iluminação e Assistência de Direção e coadjuvante @mariadivareal
Renato Nunes - Montagem
Funilaria Espacial - Trilha Sonora e Efeitos, @funilariaespacial
Priscila Prisco - Animação 2D, @pri_prisco
Catarina Dantas - Ilustradora Xilogravurista, @catarinadantas
Taiza Rovai - Mídias Sociais
Jessyca Biazini - Assessoria de Imprensa, @jessycabiazini
Edgard Jacques - Consultor de Acessibilidade, @edgar.jacques
Talita Fernanda - Intérprete de Libras, @talitafernandaty
Isabela Gaia - Legenda Descritiva, @isabelagaiafg
Paula Ramos - Narradora de Audiodescrição, @lousada_paula
Laboratório Cisco - Finalização
Serviço:
Exibição no Cine Olido
Data:7 de novembro (sexta-feira)
Horário:19h
Local:Cine Olido
Endereço:Avenida São João, 473, Centro, São Paulo
Entrada:Gratuita
Exibição no Festival Satyrianas – Cine Bijou
Data:21 de novembro (sexta-feira)
Horário:20h20
Local:Cine Bijou
Endereço: Rua Aurora, 772, Centro, São Paulo
Entrada:Gratuita
#PraTodosVerem:Estudantes lotam o auditório para assistir à exibição do filme ‘Benzo’, seguida por uma conversa animada com os integrantes da equipe do longa. Durante o encontro, a diretora dialoga com o público, compartilhando bastidores da produção e reflexões sobre o tema abordado, enquanto o clima descontraído de troca e aprendizado marca o evento cultural e educativo. Fim da descrição.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





