

Foi lançado, nessa quinta-feira (6), o edital do Programa Mais Gestão, que vai selecionar jovens bolsistas de 18 a 29 anos para atuarem no Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi), parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é que os selecionados atuem em áreas diversas, como agrárias, contábeis, sociais, administrativas, entre outras, contribuindo com o fortalecimento da agricultura familiar no Piauí, por meio do trabalho junto às associações e cooperativas.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destaca que a parceria vai ampliar e qualificar a produção da agricultura familiar. “A princípio, teremos cerca de 15 cooperativas atendidas e uma parceria com 30 associações que também serão beneficiadas pelo programa. Com isso, montamos uma abordagem mais sistêmica, que permite aumentar a produção, melhorar o processo de organização das entidades da agricultura familiar e viabilizar o fortalecimento da comercialização desses produtos”, afirma a secretária.

O edital, que pode ser acessado clicando aqui , vai disponibilizar 20 vagas para técnicos que atuarão diretamente nas cooperativas. Os profissionais estarão vinculados ao IFPI e receberão bolsa de trabalho, pois, ao mesmo tempo em que atuarão no campo, também serão capacitados para o mercado.
O reitor do IFPI, Paulo Borges, ressalta a importância do programa para a formação dos estudantes e o fortalecimento das cooperativas atendidas. “O que estamos fazendo aqui é a continuação da parceria que temos com o Governo do Estado, por meio da SAF, sobretudo na gestão da Rejane Tavares, junto com o MDA. Nosso maior objetivo dentro dessas parcerias é inserir esses egressos, esses jovens, dentro das comunidades da agricultura familiar, levando ciência, tecnologia e oportunidades. É um passo muito importante dessa parceria e um compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar”, avalia o reitor.

O presidente da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), Elísio Barbosa Coelho, destaca que o apoio técnico trará melhorias diretas à produção. “Acredito que, com esses editais, vai melhorar muito para as famílias da região semiárida, principalmente para os pequenos produtores. Trabalhando com esses jovens, capacitando e acompanhando os agricultores, vamos aprimorar as atividades e os trabalhos dentro da cooperativa. Com o técnico acompanhando os produtores, a gente passa a ter mais controle, qualidade e melhora a produção da nossa atividade”, afirma o dirigente da cooperativa.

Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





